Engenharia Civil
O curso forma profissionais com competências e habilidades técnicas, com ética e profissionalismo, em consonância com as diretrizes do Conselho de Área. A formação irá proporcionar uma visão crítica, reflexiva, criativa e inovadora, fundamentada na missão e na finalidade da IES, entregando a sociedade um profissional preparado, com formação sólida, capaz de atuar junto às transformações sociais, atuando como engenheiros, pesquisadores e empreendedores.
PÚBLICO-ALVO
É importante que o estudante que deseja cursar Engenharia Civil goste da área de exatas. Matemática e cálculos como um todo fazem parte da vida do estudante e profissional formado. Ter flexibilidade, agilidade, atenção, autoconfiança, raciocínio lógico, iniciativa, saber trabalhar em equipe, pensar e agir sob pressão, negociar e convencer também são características desejáveis. Manter-se atualizado sobre assuntos ligados à engenharia, administração, economia e tecnologia também contribuem diretamente para a atuação do engenheiro civil.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional graduado em engenheira civil é responsável por projetos, análise, gerenciamento, execução, fiscalização e acompanhamento de todas as etapas de uma obra de construção, podendo atuar nos campos da: Mineração, Indústria, Consultoria, Materiais de Construção, Área de Telecomunicações, no Setor Financeiro, com Administração, entre outras áreas afins. Com um grande leque de opções, esse profissional é muito requisitado no mercado de trabalho.
PERFIL DO EGRESSO
Tendo como base a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares do curso de graduação em Engenharia, bem como a Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019 e a Resolução nº 1, de 26 de março de 2021, que altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, o perfil desse egresso que a IES deseja formar é um profissional com formação generalista, humanista, crítica, criativa e reflexiva com sólida formação científica e profissional, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando na identificação, formulação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia Civil da Faculdade Metropolitana de Franca (FAMEF) compreenderá, entre outras, as seguintes características:
I - ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
II - estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III - ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV - adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
V - considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
VI - atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
Possuindo, ainda, as seguintes competências gerais:
I - formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:
a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;
b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
II - analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras.
b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;
c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.
d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:
a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia;
c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
IV - implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia.
b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação;
c) desenvolver sensibilidade global nas organizações;
d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;
e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
V - comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
VI - trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;
b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede;
c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos;
d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:
a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente.
b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando;
VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
b) aprender a aprender.
Além das competências gerais, espera-se do egresso do curso de Engenharia Civil da FAMEF os seguintes conhecimentos específicos:
- Identificar, formular e resolver problemas relacionados à engenharia civil;
- Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil;
- Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas na indústria civil;
- Projetar e conduzir experimentos no âmbito da engenharia civil e interpretar resultados;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia civil no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia civil;
- Realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e social de atividades da construção civil;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia civil;
- Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, emitindo laudos e pareceres técnicos, considerando aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais.
CARGA HORÁRIA
3800 horas
DURAÇÃO
10 semestres
MODALIDADE
Ensino a Distância (EAD)
TIPO DE FORMAÇÃO
Graduação
CADASTRO E-MEC
coordenacaoengenhariaproducaopresencial@famef.edu.br
PROCESSO SELETIVO
PORTARIA
Curso autorizado pela Portaria Ministerial nº 370, de 20/09/2023, publicada no DOU nº 181, de 21/09/2023, seção 1, p. 152.