PÚBLICO-ALVO
O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para atuar como docente na educação básica, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, bem como no ensino superior, em escolas públicas e particulares e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para graduados em Pedagogia engloba o exercício da docência e atividades correlatas à educação, para atuar em instituições públicas e privadas, desenvolvendo atividades em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
Docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Gestão (Coordenação e Administração Escolar); Supervisão e Orientação de Ensino; Gestão de Projetos Educacionais; Atuação em espaços de aprendizagem não escolares (empresas, hospitais, associações, etc). Além disso, o Pedagogo pode atuar como empreendedor ou consultor em educação, prestando serviços educacionais de maneira autônoma.
PERFIL DO EGRESSO
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e levando em consideração as especificidades da área de Pedagogia, o curso se propõe a formar profissionais com visão generalista e polivalente, dotados de competência e habilidades, atentos às mudanças organizacionais e ambientais e com espírito crítico, criativo e proativo, frente aos desafios. Dessa forma, o Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia da FAMEESP forma profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a:
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Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
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Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
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Reconhecer e respeitar às manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
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Aplicar e ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
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Relacionar com as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
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Promover as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
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Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e prepositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
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Ter a consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
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Desenvolver trabalhos em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
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Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.