Psicopedagogia Clínica e Institucional
Módulo: Fundamentos da Educação e da Aprendizagem
- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
Módulo: Didática do Ensino Superior
- Andragogia: Princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- O Censo da Educação Superior, Enade, Sinae
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- O Censo da Educação Superior, Enade, Sinae
Módulo: Desenvolvimento Cognitivo
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Teoria Socioconstrutivista
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Teoria Socioconstrutivista
Módulo: Direitos Humanos
- A evolução histórica dos direitos humanos
- Direitos Humanos
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
- Direitos Humanos
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
Módulo: Fundamentos da Psicologia
- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
Módulo: Identidade Profissional do Psicopedagogo
- Sociologia do professor global
- Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- A ação docente subjetiva
- Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- A ação docente subjetiva
Módulo: Intervenção Psicopedagógica
- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
Módulo: Atuação Psicopedagógica
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
Módulo: Psicopedagogia e a Inclusão
- Diversidade e inclusão
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
Módulo: Psicopedagogia e as Instituições
- A escola como lugar de formação
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
Módulo: Psicopedagogia e as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Módulo: Psicopedagogia e Neuroaprendizagem
- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Graduados em Pedagogia, Psicologia e demais áreas da Educação e da Psicologia que buscam atualização, querem aprofundar os seus conhecimentos. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023