Psicopedagogia Clínica e Institucional

Módulo: Fundamentos da Educação e da Aprendizagem

- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

Módulo: Didática do Ensino Superior 

- Andragogia: Princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- O Censo da Educação Superior, Enade, Sinae

Módulo: Desenvolvimento Cognitivo

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Teoria Socioconstrutivista

Módulo: Direitos Humanos

- A evolução histórica dos direitos humanos
- Direitos Humanos
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

Módulo: Fundamentos da Psicologia

- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem

Módulo: Identidade Profissional do Psicopedagogo

- Sociologia do professor global
- Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- A ação docente subjetiva

Módulo: Intervenção Psicopedagógica

- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição

Módulo: Atuação Psicopedagógica

- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional

Módulo: Psicopedagogia e a Inclusão

- Diversidade e inclusão
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual

Módulo: Psicopedagogia e as Instituições

- A escola como lugar de formação
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares

Módulo: Psicopedagogia e as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva

Módulo: Psicopedagogia e Neuroaprendizagem

- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em “Psicopedagogia Clínica e Institucional", de 600 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana de Franca. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia Clínica e Institucional
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Graduados em Pedagogia, Psicologia e demais áreas da Educação e da Psicologia que buscam atualização, querem aprofundar os seus conhecimentos.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up