Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Módulo: Contextualização e Critérios Diagnósticos do Autismo

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

Módulo: Contextualização e Critérios Diagnósticos do Autismo

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

Módulo: Princípios Básicos

- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento

Módulo: O Comportamento Verbal

- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal I: Operantes verbais – Mando e tato
- Comportamento Verbal II: Operantes verbais - Ecoico, transcrição, textual e intraverbal
- Comportamento Verbal III: Autoclíticos

Módulo: O processo de avaliação

- A análise funcional e o TEA
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação

Módulo: Processo de Ensino

- Modelagem e modelação
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos

Módulo: O manejo de comportamentos indesejados

- O comportamento e suas funções: O que é comportamento indesejado?
- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial

Módulo: Habilidades de Ensino I

- O pareamento dos estímulos
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?

Módulo: Habilidades de Ensino II

- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
- Apresentação ao vivo: ''Inteligência Emocional: vida, relações e trabalho''

Módulo: Habilidades Sociais e TEA

- O que é atenção compartilhada?
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- O brincar socialmente
- A interação em grupo
- Apresentação ao vivo: ''A importância da saúde mental para o desenvolvimento humano''.

Módulo: O ensino de habilidades funcionais e cognitivas

- O que são habilidades funcionais e vida diária
- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA

Módulo: As habilidades acadêmicas

- O que é equivalência de estímulos?
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor

Módulo: ABA na Escola e o papel dos pais

- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em Intervenção ABA para Transtorno do Espectro Autista (TEA) 720 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C, D), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana de Franca. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O público-alvo do curso de Intervenção ABA para Autismo são profissionais da educação e saúde, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up