Alfabetização e Letramento
MÓDULO 1: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A ESCOLA
- Ambiente Alfabetizador
- A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
- A Psicogênese da Língua Escrita
MÓDULO 2: A DOCÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- A alfabetização como componente do agir autônomo e crítico
- O papel dos conhecimentos de mundo no processo de alfabetização
- O Letramento como poder social
MÓDULO 3: PROCESSO DE AVALIAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- A Avaliação na Alfabetização
- Da soletração a consciência fonológica: métodos sintéticos
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
MÓDULO 4: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 5: POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
- Letramento como prática social
- Desafios atuais da educação infantil
MÓDULO 6: O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- O papel do lúdico na alfabetização e letramento
- A importância dos jogos
- Articulação entre literatura e alfabetização
MÓDULO 7: TECNOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Uso da Tecnologia na Alfabetização
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
MÓDULO 8: DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- As cartilhas na alfabetização
- Memória da alfabetização
- O desenho como representação do pensamento matemático da criança
MÓDULO 9: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
- A Tecnologia na EJA: A Informática e a Educação de Jovens e Adultos
- Paulo Freire e a leitura do mundo
- Métodos e processos de alfabetização de jovens e adultos
MÓDULO 10: LETRAMENTO
- Letramento na Educação Infantil
- Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais
- O uso de ludicidade nas aulas de Língua Portuguesa
MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação Superior, Enade, Sinaes
- Papel do professor
Objetivos
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana de Franca. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.

Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. Saiba mais sobre a Pós graduação em alfabetização à distância. Faça sua inscrição! |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
