Alfabetização e Letramento
MÓDULO 1: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A ESCOLA
- Ambiente Alfabetizador
- A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
- A Psicogênese da Língua Escrita
MÓDULO 2: A DOCÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- A alfabetização como componente do agir autônomo e crítico
- O papel dos conhecimentos de mundo no processo de alfabetização
- O Letramento como poder social
MÓDULO 3: PROCESSO DE AVALIAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- A Avaliação na Alfabetização
- Da soletração a consciência fonológica: métodos sintéticos
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
MÓDULO 4: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 5: POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
- Letramento como prática social
- Desafios atuais da educação infantil
MÓDULO 6: O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- O papel do lúdico na alfabetização e letramento
- A importância dos jogos
- Articulação entre literatura e alfabetização
MÓDULO 7: TECNOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Uso da Tecnologia na Alfabetização
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
MÓDULO 8: DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- As cartilhas na alfabetização
- Memória da alfabetização
- O desenho como representação do pensamento matemático da criança
MÓDULO 9: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
- A Tecnologia na EJA: A Informática e a Educação de Jovens e Adultos
- Paulo Freire e a leitura do mundo
- Métodos e processos de alfabetização de jovens e adultos
MÓDULO 10: LETRAMENTO
- Letramento na Educação Infantil
- Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais
- O uso de ludicidade nas aulas de Língua Portuguesa
MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação Superior, Enade, Sinaes
- Papel do professor
Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. Saiba mais sobre a Pós graduação em alfabetização à distância. Faça sua inscrição! |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023