Neuropsicologia Clínica
Módulo: SISTEMA NERVOSO I
- Sistema Nervoso Central: Medula Espinal, Meninges e Sistema Ventricular
- Sistema nervoso periférico: Nervos Cranianos e Nervos Espinais
- Sistema Linfático: linfonodos, circulação linfática e baço
Módulo: A PSICOLOGIA SOCIAL
- Percepção, atitude social e formação das atitudes
- Fenômenos atribucionais de causalidade
- O debate pós-moderno: psicologia e subjetividade
Módulo: REFLEXÕES FILOSÓFICAS DA MENTE
- Instrumentos do saber
- Visões da modernidade.
- Linguagem, conhecimento e pensamento
Módulo: PSICOLOGIA E NEUROAPRENDIZAGEM
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
- Neurociência e linguagem
Módulo: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS II
- Síndromes neurológicas (outras síndromes)
- Malformações congênitas (geral)
- Doenças degenerativas (Amiotrofia Espinhal Progressiva)
Módulo: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS I
- Reflexos primitivos, reflexos posturais.
- Desenvolvimento neuropsicomotor anormal
- Defeitos de fechamento do tubo neural (Mielomeningocele) - Parte I
Módulo: SAÚDE COLETIVA
- Conceitos de saúde pública e saúde coletiva
- Prevenção e Promoção da Saúde
- Políticas Públicas de Atenção a Saúde Mental
Módulo: CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- A psicologia do comportamento desviante
- Conceitos e funções da psicologia
Módulo: A NEUROCIÊNCIA E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
- Processos de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação
- Quem são os sujeitos com altas habilidades/superdotação
- Altas habilidades/superdotação: conceito
Módulo: SISTEMA NERVOSO IV
- Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso
- Sistema nervoso: comprometimento por aneurisma, traumatismo cranioencefálico e trauma traquimedular
- Sistema nervoso: comprometimento por acidente vascular encefálico
Módulo: SISTEMA NERVOSO III
- Sistema nervoso: Nervos cranianos
- Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso
- Sistema nervoso: Encéfalo - Cérebro e diencéfalo
Módulo: SISTEMA NERVOSO II
- Sistema nervoso : Cerebelo e tronco encefálico
- Sistema nervoso: Sentidos especiais
- Sistema nervoso: Sistema nervoso autônomo
Módulo: Psicologia organizacional
- Psicologia Organizacional ou empresarial: aspectos de saúde.
- Personalidade, caráter e ética.
- Comportamento pró-social: desenvolvimento e manutenção
Módulo: DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO
- TGD e implicações para a aprendizagem
- Concepção do desenvolvimento humano
- Neuromarketing e propaganda
Módulo: Fundamentos da Psicologia
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- História da Psicologia como ciência
- Teorias da aprendizagem
- Encontro ao vivo: ''Inteligência Emocional: vida, relações e trabalho''
Módulo: Diversidade e Inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade.
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Diversidade e educação
Módulo: FAMÍLIA, CRIANÇA E ADOLESCENTE
- A criança e o adolescente na sociedade brasileira
- Políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente
- Adulto jovem: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial
Módulo: SAÚDE
- Conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação da saúde
- Conceito de saúde pública e saúde coletiva.
- A Psicologia da Saúde: aspectos teóricos e campo de atuação
Módulo: FUNÇÕES PSICOLÓGICAS
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Pensamento, linguagem e inteligência.
- Aprendizagem
Módulo: DISTÚRBIOS DO SISTEMA NERVOSO
- Distúrbios do sistema nervoso ? parte 2
- Distúrbios do sistema imune
- Distúrbios hematológicos
Módulo: AS ESCOLAS PSICOLÓGICAS II
- Escola Psicológica: Teoria Cognitivista.
- Pesquisa em Psicologia e seus desafios
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
Módulo: AS ESCOLAS PSICOLÓGICAS I
- Escola Psicológica: Teoria Estruturalista.
- Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
- Escola Psicológica: Teoria Gestaltista.
Módulo: Desenvolvimento Cognitivo
- Aprendizagem.
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
Módulo: Desenvolvimento Humano
- Personalidade e comportamento
- Aprendizagem e motivação: necessidades, desejos, emoção, ação e instinto
- Desenvolvimento humano: infância, adolescência e vida adulta
Objetivos
Aprofundar o conhecimento teórico: Um objetivo fundamental de um curso de pós-graduação em neuropsicologia é fornecer uma base sólida de conhecimento teórico sobre o funcionamento do cérebro e sua relação com o comportamento humano. Os estudantes são expostos a uma ampla gama de tópicos, incluindo anatomia cerebral, processos cognitivos, emocionais e comportamentais, bem como as bases neurobiológicas de doenças e distúrbios neuropsicológicos. Desenvolver habilidades de avaliação e diagnóstico: A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta crucial na prática clínica e de pesquisa. Um objetivo importante do curso é fornecer aos estudantes as habilidades necessárias para conduzir avaliações neuropsicológicas abrangentes, utilizando uma variedade de instrumentos e técnicas padronizadas. Isso inclui a compreensão das bases neuroanatômicas e funcionais das diferentes funções cognitivas e comportamentais, bem como a interpretação dos resultados obtidos. Promover a compreensão dos distúrbios neuropsicológicos: Um dos principais objetivos de um curso de pós-graduação em neuropsicologia é capacitar os estudantes a compreender os distúrbios neuropsicológicos, como traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, demências, transtornos do espectro autista, transtornos de aprendizagem, entre outros. Os estudantes aprendem sobre os sintomas, os fatores de risco, os mecanismos subjacentes e as abordagens de intervenção para esses distúrbios.

Duração: 700 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a psicólogos, gestores de recursos humanos, pedagogos, desenvolvedores do potencial humano e graduados de áreas afins. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. Observação: Para o exercício da profissão de Neuropsicólogo é necessário ter graduação completa em Psicologia. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
