Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada

Módulo: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental

- Conceito de Terapia Cognitivo-Comportamental
- O desenvolvimento da Terapia Cognitivo-Comportamental de Beck
- O modelo teórico da Terapia cognitivo-comportamental
- Teoria Cognitivo-Comportamental e algumas áreas de atuação: Clínica, Escola, Empresa

Módulo: Teoria Cognitivo-Comportamental aplicada à clínica: visão geral do tratamento

- Princípios Básicos do Tratamento
- Conceituação Cognitiva
- A relação terapêutica
- Planejamento e estruturação das sessões

Módulo: A Primeira Sessão

- Estrutura da primeira sessão
- Pauta inicial e verificação do humor
- Identificação do problema e estabelecimento de objetivos
- Feedback e exercícios de tarefas

Módulo: A Segunda Sessão

- Estrutura da segunda sessão
- Parte inicial e intermediária
- Resumo inicial e feedback
- Próximas sessões

Módulo: Pensamentos Automáticos

- Conceito e características
- Avaliação dos pensamentos automáticos
- A compreensão do paciente em relação aos pensamentos automáticos
- Ensinando o paciente a avaliar seus pensamentos automáticos

Módulo: Crenças

- Conceito de crenças nucleares e intermediárias
- A relação entre crenças e pensamentos automáticos
- Crenças nucleares negativas
- Desenvolvimento de novas crenças nucleares

Módulo: Tratamento, Término e Recaídas

- Atividades iniciais, durante e no término das terapias
- Técnicas adicionais
- Problemas na terapia
- Término e prevenção de recaída

Módulo: Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada ao Contexto Escolar/Educacional

- O psicólogo Escolar e suas atribuições
- Teoria Cognitivo-Comportamental na escola
- Intervenções e possibilidades de atuação da Teoria Cognitivo-Comportamental na escola
- Contribuições da Teoria Cognitivo-comportamental na prevenção e promoção de saúde no contexto escolar/educativo

Módulo: Terapia Cognitivo-Comportamental, Escola e Habilidades Socioemocionais

- Conceito de Habilidades socioemocionais
- Habilidades Socioemocionais e psicologia cognitivo-comportamental no contexto escolar
- Estratégias e práticas cognitivo-comportamentais para desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- O Projeto de Ensino como metodologia no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

Módulo: Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada às Empresas

- O Psicólogo Organizacional e suas atribuições
- Terapia Cognitivo-comportamental nas Empresas
- Intervenções da Teoria Cognitivo-Comportamental nas Empresas
- Contribuições da Teoria Cognitivo-Comportamental no contexto das empresas e organizações

Módulo: Terapia Cognitivo-Comportamental e Gestão de Pessoas

- Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento
- Clima Organizacional
- Motivação, incentivo e empoderamento
- Avaliação de Desempenho

Módulo: Terapia Cognitivo-Comportamental, Gestão de Pessoas e Saúde Mental

- Qualidade de vida no trabalho
- Terapia Cognitivo-Comportamental e Qualidade de Vida no Trabalho
- Síndrome de Burnout: conceito e implicações na saúde mental do trabalhador
- Terapia Cognitivo-Comportamental e Síndrome de Burnout: Possibilidades e intervenções
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em Terapia Cognitivo-Comportamental 720 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C, D), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana de Franca. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada
Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O público-alvo do curso de Terapia Cognitivo-Comportamental são Psicólogos graduados, interessados na Terapia Cognitivo-Comportamental e na sua aplicabilidade em diferentes contextos. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

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