Intervenção ABA Aplicada à Educação Inclusiva
MÓDULO 1 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
MÓDULO 2 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
MÓDULO 3 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
- Aula ao vivo 18/09 - "Ética e Cultura: Reflexões sobre Transformação de Atitudes e Processos de Tomada de Decisões"
MÓDULO 4 – DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
MÓDULO 5 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO EM SALA DE AULA
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
MÓDULO 6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS INSTITUIÇÕES
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
MÓDULO 7 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS TICS
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
MÓDULO 8 – O PROCESSO DE ENSINO
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos
MÓDULO 9 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM I
- Concepção do desenvolvimento humano
- Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
MÓDULO 10 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diversidade sociocultural
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
MÓDULO 11 – O CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
MÓDULO 12 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O público-alvo do curso de Intervenção ABA são profissionais da educação e saúde, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023