Intervenção ABA Aplicada à Educação Inclusiva

MÓDULO 1 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento

MÓDULO 2 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO

- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA

MÓDULO 3 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
- Aula ao vivo 18/09 - "Ética e Cultura: Reflexões sobre Transformação de Atitudes e Processos de Tomada de Decisões"

MÓDULO 4 – DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM

- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro

MÓDULO 5 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO EM SALA DE AULA

- Diversidade e inclusão
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual

MÓDULO 6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS INSTITUIÇÕES

- A escola como lugar de formação
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares

MÓDULO 7 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS TICS

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva

MÓDULO 8 – O PROCESSO DE ENSINO

- Modelagem e modelação
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos

MÓDULO 9 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM I

- Apresentação ao vivo: ''A importância da saúde mental para o desenvolvimento humano.''
- Concepção do desenvolvimento humano
- Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida

MÓDULO 10 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II

- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diversidade sociocultural
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência

MÓDULO 11 – O CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA

- O conceito de deficiência
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil

MÓDULO 12 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em Intervenção ABA para Educação Inclusiva 720 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C, D), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo de 15 dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Intervenção ABA Aplicada à Educação Inclusiva
Intervenção ABA Aplicada à Educação Inclusiva
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O público-alvo do curso de Intervenção ABA são profissionais da educação e saúde, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up