Neuroeducação: Neurociência e Educação
Módulo: Didática do Ensino Superior
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Módulo: Fundamentos da Educação e da Aprendizagem
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
Módulo: Desenvolvimento Cognitivo
- A Aprendizagem pela lente da Psicologia
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
Módulo: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
Módulo: Psicologia da Educação
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
Módulo: Fundamentos da Psicologia
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem
Módulo: Identidade Profissional do Psicopedagogo
- Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- A ação docente subjetiva
Módulo: Intervenção Psicopedagógica
- Intervenção psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
- Avaliação da cognição e metacognição
Módulo: Atuação Psicopedagógica
- Dislexia
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) - elementos e intervenção
- Capacidade atencional
Módulo: Psicopedagogia e a Inclusão
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
- atividade física
Módulo: Psicopedagogia e as Instituições
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das Instituições Sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- O campo e as demandas da educação não formal
Módulo: Psicopedagogia e Neuroaprendizagem
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência.
- Neurociência e linguagem
Módulo: DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO
- TGD e implicações para a aprendizagem
- Concepção do desenvolvimento humano
- Neuromarketing e propaganda
Módulo: SISTEMA NERVOSO I
- Sistema Nervoso Central: Medula Espinal, Meninges e Sistema Ventricular
- Sistema nervoso periférico: Nervos Cranianos e Nervos Espinais
- Sistema Linfático: linfonodos, circulação linfática e baço
Módulo: SISTEMA NERVOSO II
- Sistema nervoso : Cerebelo e tronco encefálico
- Sistema nervoso: Sentidos especiais
- Sistema nervoso: Sistema nervoso autônomo
Módulo: SISTEMA NERVOSO III
- Sistema nervoso: Nervos cranianos
- Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso
- Sistema nervoso: Encéfalo - Cérebro e diencéfalo
Módulo: SISTEMA NERVOSO IV
- Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso
- Sistema nervoso: comprometimento por aneurisma, traumatismo cranioencefálico e trauma traquimedular
- Sistema nervoso: comprometimento por acidente vascular encefálico
Módulo: A NEUROCIÊNCIA E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
- Processos de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação
- Quem são os sujeitos com altas habilidades/superdotação
- Altas habilidades/superdotação: conceito
Módulo: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS I
- Reflexos primitivos, reflexos posturais.
- Desenvolvimento neuropsicomotor anormal
- Defeitos de fechamento do tubo neural (Mielomeningocele) - Parte I
Módulo: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS II
- Síndromes neurológicas (outras síndromes)
- Malformações congênitas (geral)
- Doenças degenerativas (Amiotrofia Espinhal Progressiva)
Módulo: REFLEXÕES FILOSÓFICAS DA MENTE
- Instrumentos do saber
- Visões da modernidade.
- Linguagem, conhecimento e pensamento
Módulo: IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla – DMU
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
Módulo: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
- Características da pessoa com deficiência física ou motora e o benefício do esporte e atividade física.
Módulo: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC
- As tecnologias da informação e comunicação, a escola e os professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023