Neuroeducação: Neurociência e Educação

Módulo: Didática do Ensino Superior

- Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

Módulo: Fundamentos da Educação e da Aprendizagem

- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

Módulo: Desenvolvimento Cognitivo

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
- A Aprendizagem pela lente da Psicologia
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista

Módulo: DIREITOS HUMANOS

- A evolução histórica dos direitos humanos
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

Módulo: Psicologia da Educação

- Psicologia Educacional
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida

Módulo: Fundamentos da Psicologia

- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas.
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem

Módulo: Identidade Profissional do Psicopedagogo

- Sociologia do professor global
- Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- A ação docente subjetiva

Módulo: Intervenção Psicopedagógica

- Intervenção psicopedagógica
- Intervenção psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
- Avaliação da cognição e metacognição

Módulo: Atuação Psicopedagógica

- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Dislexia
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) - elementos e intervenção
- Capacidade atencional

Módulo: Psicopedagogia e a Inclusão

- Diversidade e inclusão
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
- atividade física

Módulo: Psicopedagogia e as Instituições

- A escola como lugar de formação
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das Instituições Sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- O campo e as demandas da educação não formal

Módulo: Psicopedagogia e Neuroaprendizagem

- Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência.
- Neurociência e linguagem

Módulo: DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

- Desenvolvimento Cognitivo
- TGD e implicações para a aprendizagem
- Concepção do desenvolvimento humano
- Neuromarketing e propaganda

Módulo: SISTEMA NERVOSO I

- Sistema Nervoso Central: Cérebro, Tronco Encefálico e Cerebelo
- Sistema Nervoso Central: Medula Espinal, Meninges e Sistema Ventricular
- Sistema nervoso periférico: Nervos Cranianos e Nervos Espinais
- Sistema Linfático: linfonodos, circulação linfática e baço

Módulo: SISTEMA NERVOSO II

- Sistema nervoso: Meninges e sistema ventricular
- Sistema nervoso : Cerebelo e tronco encefálico
- Sistema nervoso: Sentidos especiais
- Sistema nervoso: Sistema nervoso autônomo

Módulo: SISTEMA NERVOSO III

- Sistema nervoso: Medula espinal e nervos espinais
- Sistema nervoso: Nervos cranianos
- Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso
- Sistema nervoso: Encéfalo - Cérebro e diencéfalo

Módulo: SISTEMA NERVOSO IV

- Vias aéreas inferiores
- Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso
- Sistema nervoso: comprometimento por aneurisma, traumatismo cranioencefálico e trauma traquimedular
- Sistema nervoso: comprometimento por acidente vascular encefálico

Módulo: A NEUROCIÊNCIA E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

- A neurociência e as altas habilidades/superdotação
- Processos de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação
- Quem são os sujeitos com altas habilidades/superdotação
- Altas habilidades/superdotação: conceito

Módulo: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS I

- Desenvolvimento neuropsicomotor normal
- Reflexos primitivos, reflexos posturais.
- Desenvolvimento neuropsicomotor anormal
- Defeitos de fechamento do tubo neural (Mielomeningocele) - Parte I

Módulo: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS II

- Síndromes neurológicas (Síndrome de Down)
- Síndromes neurológicas (outras síndromes)
- Malformações congênitas (geral)
- Doenças degenerativas (Amiotrofia Espinhal Progressiva)

Módulo: REFLEXÕES FILOSÓFICAS DA MENTE

- Nós somos nós mesmos, nós somos nosso cérebro?
- Instrumentos do saber
- Visões da modernidade.
- Linguagem, conhecimento e pensamento

Módulo: IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla – DMU
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

Módulo: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO

- Dificuldades de aprendizagem e o ensino
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
- Características da pessoa com deficiência física ou motora e o benefício do esporte e atividade física.

Módulo: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As tecnologias da informação e comunicação, a escola e os professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Neuroeducação: Neurociência e Educação
Neuroeducação: Neurociência e Educação
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.

A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up