Psicologia e Educação
MÓDULO 1 - FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 2 – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Teoria Socioconstrutivista
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Teoria Socioconstrutivista
MÓDULO 3 - FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- Psicologia Educacional
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- Concepção do desenvolvimento humano
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- Concepção do desenvolvimento humano
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
MÓDULO 4 – NEUROAPRENDIZAGEM
- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
MÓDULO 5 – AS INSTITUIÇÕES E A EDUCAÇÃO
- A escola como lugar de formação
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
- Colaboração Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
MÓDULO 6 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- O Desenvolvimento do Eu e da Moralidade
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- O Desenvolvimento do Eu e da Moralidade
MÓDULO 7 – DIVERSIDADE E AS FORMAS DE APRENDIZAGEM I
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
MÓDULO 8 – DIVERSIDADE E AS FORMAS DE APRENDIZAGEM II
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
MÓDULO 9 – DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR I
- Andragogia: Princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 10 – DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR II
- Alfabetizar na Educação de Jovens e Adultos: Ampliar os conceitos para aprimorar a prática
- Os estudantes da EJA
- O perfil dos estudantes da EJA
- O papel da escola e dos professores da EJA
- Os estudantes da EJA
- O perfil dos estudantes da EJA
- O papel da escola e dos professores da EJA
MÓDULO 11 – ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
MÓDULO 12 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- Prática inclusiva em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
- Prática inclusiva em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso de especialização em Psicologia Escolar e Educacional (PEE) é destinado principalmente aos profissionais com nível superior em Pedagogia, Psicologia, entre outras áreas correlatas que atuam no âmbito escolar. É adequado, ainda, para graduados que atuam ou pretendem atuar na área da Educação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023