Educação Infantil e Letramento

MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS

- A evolução histórica dos direitos humanos
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

- Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Teorias da aprendizagem

MÓDULO 2: LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

- Letramento e o ensino de língua materna
- Letramento na Educação Infantil
- Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais
- Fundamentos da educação infantil

MÓDULO 3: CONTEÚDO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

- Desafios atuais da educação infantil
- O Brincar e o desenvolvimento das capacidades da criança
- Ludicidade: o jogo em grupo
- O cotidiano, a rotina e o desenvolvimento social e moral da criança

MÓDULO 4: O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

- Criatividade na Educação Infantil
- As práticas pedagógicas na educação infantil
- A prática pedagógica: organização e planejamento
- História social da infância e da família

MÓDULO 5: A INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
- Aprendizagem baseada no cérebro
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
- Pensamento, linguagem e inteligência

MÓDULO 6: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO

- Dificuldades de aprendizagem e o ensino
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue

MÓDULO 7: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

- Diversidade e educação
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade
- Diversidade e inclusão social na sala de aula

MÓDULO 8: LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

- A história da literatura infantil brasileira
- Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
- As narrativas infantis
- Articulação entre literatura e alfabetização

MÓDULO 9: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista

MÓDULO 10: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
- A Informática na Sociedade em que Vivemos
- Uso da Tecnologia na Alfabetização
- O uso da tecnologia

MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Educação Infantil e Letramento
Educação Infantil e Letramento
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up