Ensino de Arte e Musicalidade

MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS

- A evolução histórica dos direitos humanos
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- O Papel do Professor
- Os Sistemas de Avaliação do Ensino Superior: Censo da Educação Superior, Enade, Sinas

MÓDULO 9: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- Funções Psicológicas básicas: memória e Cognição
- Desenvolvimento Cognitivo
- A Teoria de Piaget
- Sociologia Construtivista

MÓDULO 1: HISTÓRIA DA ARTE

- História da Arte e da Estética
- Introdução ao conceito de arte
- A Influência da História na Arte
- Conceito de Estética dentro da Arte

MÓDULO 2: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ARTE

- História das Tendências Pedagógicas no Ensino da Arte
- A Articulação das Áreas de Conhecimento e o Ensino da Arte
- A Arte e a Educação
- Natureza Evolutiva da Arte

MÓDULO 3: O PROFESSOR NAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS

- O Papel do Professor nas Linguagens Artísticas
- A Apropriação Recriadora e a Submissão
- O Perfil do (a) Educador (a) das Artes na Escola
- Conteúdos Gerais de Artes: Visuais, Dança, Teatro e Música

MÓDULO 4: AVALIAÇÃO, CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE NO ENSINO DAS ARTES

- Avaliação no Ensino das Artes
- Criatividade e espontaneidade: um estímulo necessário
- Critérios de Avaliação em Arte segundo os PCNs
- A Arte como Representação Imaginária da Cultura: Desenvolvimento da percepção de mundo através da Arte

MÓDULO 5: A ARTE E A EDUCAÇÃO INFANTIL

- A Arte e o Simbólico Infantil
- Reorganização Curricular: o Ensino das Artes Visuais no Marco Curricular Construtivista
- O brincar e o desenvolvimento das capacidades da criança
- Ludicidade: O Jogo em Grupo

MÓDULO 6: NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO

- O ensino das artes visuais e as Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI)
- Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
- As Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação, a Escola e os Professores
- A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incertezas

MÓDULO 7: ENSINO E CONHECIMENTO ARTÍSTICO

- O Conhecimento Artístico como Reflexão
- A Aquisição do desenho e correspondências com os níveis de compreensão estética
- Gramática Visual e Compreensão do Fazer Artístico como Autoexpressão
- O Ensino da Arte na Instituição Cultural: Criação Didática com Arte ou Ilusão

MÓDULO 8: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

- Histórico e Conceito de Psicologia do Desenvolvimento
- A Psicologia da Educação e seus Elementos Essenciais
- Escolas Psicológicas e os Processos de Aprendizagem
- Teorias de Aprendizagem

MÓDULO 10: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

- Diversidade e Educação
- Diversidade e Inclusão
- O Direito e a Educação para a Diversidade
- Diversidade e Inclusão Social em Sala de Aula
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Ensino de Arte e Musicalidade
Ensino de Arte e Musicalidade
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.

A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up