Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
MÓDULO I - CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO II - PRINCÍPIOS BÁSICOS
- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
MÓDULO III - O COMPORTAMENTO VERBAL
- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal I: Operantes verbais – Mando e tato
- Comportamento Verbal II: Operantes verbais - Ecoico, transcrição, textual e intraverbal
- Comportamento Verbal III: Autoclíticos
- Comportamento Verbal I: Operantes verbais – Mando e tato
- Comportamento Verbal II: Operantes verbais - Ecoico, transcrição, textual e intraverbal
- Comportamento Verbal III: Autoclíticos
MÓDULO IV - O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- A análise funcional e o TEA
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
MÓDULO V - LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM
- O desenvolvimento da linguagem e da comunicação
- Diagnóstico diferencial em linguagem
- Distúrbio específico de linguagem: avaliação e intervenção
- Aprendizagem de leitura e escrita e seus transtornos
- Diagnóstico diferencial em linguagem
- Distúrbio específico de linguagem: avaliação e intervenção
- Aprendizagem de leitura e escrita e seus transtornos
MÓDULO VI - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO VII - O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NO TRATAMENTO DO TEA
- Fonoaudiologia e qualidade de vida da criança autista
- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A importância do tratamento multidisciplinar
- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A importância do tratamento multidisciplinar
MÓDULO VIII - ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA I
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
- Apraxia de fala da infância: avaliação e terapia
- Afasias: avaliação e intervenção
- Ecolalia: avaliação e intervenção fonoaudiológica
- Apraxia de fala da infância: avaliação e terapia
- Afasias: avaliação e intervenção
- Ecolalia: avaliação e intervenção fonoaudiológica
MÓDULO IX - ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA II
- Audiologia: conceito e ação de tratamento
- Motricidade Orofacial e a seletividade alimentar no TEA
- Saúde coletiva e mental no tratamento fonoaudiológico
- Fonoaudiologia Educacional e inclusão escolar
- Motricidade Orofacial e a seletividade alimentar no TEA
- Saúde coletiva e mental no tratamento fonoaudiológico
- Fonoaudiologia Educacional e inclusão escolar
MÓDULO X - TÉCNICAS DE FONOTERAPIA NO TEA
- Quadros de imagens com palavras
- Massagem e exercícios para articulação da fala
- Treinos de apraxia
- Narração de histórias por crianças com distúrbio específico de linguagem
- Massagem e exercícios para articulação da fala
- Treinos de apraxia
- Narração de histórias por crianças com distúrbio específico de linguagem
MÓDULO XI - MUSICOTERAPIA NO TEA I
- A musicoterapia e o autismo
- Musicoterapia Improvisacional
- Treinamento da Percepção Auditiva e Controle da Atenção Musical
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
- Musicoterapia Improvisacional
- Treinamento da Percepção Auditiva e Controle da Atenção Musical
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
MÓDULO XII - MUSICOTERAPIA NO TEA II
- Execução Musical Instrumental Terapêutica
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
- O musicoterapêuta e o fonoaudiólogo no tratamento do TEA
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
- O musicoterapêuta e o fonoaudiólogo no tratamento do TEA
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Graduados em Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Pedagogia e entre outros profissionais que buscam se especializar no tratamento do transtorno do espectro autista, quanto à atualização e aprofundamento dos conhecimentos na área. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023