Pedagogia Hospitalar

MÓDULO 1 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM I

- Psicologia Educacional
- Concepção do desenvolvimento humano
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem

MÓDULO 2 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM II

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem

MÓDULO 3 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA I

- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- Princípios da Educação Inclusiva
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula

MÓDULO 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA II

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades Educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 5 – PROBLEMAS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Dislexia
- Capacidade atencional
- Sinais do TEA na infância

MÓDULO 6 – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

- A Educação na atualidade, desafios e possibilidades
- O Desenvolvimento do Eu e da Moralidade
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação

MÓDULO 7 – PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR

- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças

MÓDULO 8 – PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR

- Pedagogia Hospitalar: definição e contextualização histórica
- A integração entre a família, os pedagogos e o espaço hospitalar
- A escuta pedagógica na Educação Hospitalar
- A atuação socioeducativa do pedagogo em Ambiente Hospitalar

MÓDULO 9 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PEDAGOGIA HOSPITALAR

- Brinquedoteca: a importância do lúdico para a criança
- A escolha no ambiente hospitalar: sujeitos, rotina e atividades
- Especificidades das aulas e da classe em hospitais
- O espaço físico e os materiais da classe hospitalar

MÓDULO 10 – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

- A comunicação alternativa
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
- Massagem e exercícios para articulação da fala

MÓDULO 11 – LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E MULTICULTURALIDADE

- Projetos Pedagógicos e Práticas Docentes no Ambiente Hospitalar
- Planejamento Curricular e inclusão
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde

MÓDULO 12 – LIBRAS

- Parâmetros da Libras
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
- Legislação: Lei n°10.436
- Dicas de convivência
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em Pedagogia Hospitalar 720 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C, D), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Pedagogia Hospitalar
Pedagogia Hospitalar
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Pedagogos, psicólogos, docentes licenciados em diversas áreas do conhecimento e demais graduados em nível superior interessados nos conhecimentos da área de Pedagogia Hospitalar.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up