Neurociências e a Educação

MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIAS

- Fundamentos de Neuroanatomia Funcional
- Reflexos primitivos
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem

MÓDULO 2 – INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- Epistemologia e a História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

MÓDULO 3 – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- A teoria de Piaget
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Sociologia construtivista

MÓDULO 4 – DIVERSIDADE E AS FORMAS DE APRENDIZAGEM

- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência

MÓDULO 5 – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E PSICOMOTRICIDADE

- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças

MÓDULO 6 - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS I

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 7 - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS II

- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
- Sinais do TEA na infância

MÓDULO 8 – ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TICS

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva

MÓDULO 9 – ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO I

- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Formação docente para a diversidade

MÓDULO 10 – ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO II

- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Prática inclusiva em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva

MÓDULO 11 – PEDAGOGIA E AS INSTITUIÇÕES

- A escola como lugar de formação
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares

MÓDULO 12 – LINGUAGEM E NEUROAPRENDIZAGEM

- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em Neurociência e a Educação 720 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C, D), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo de 15 dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Neurociências e a Educação
Neurociências e a Educação
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Pedagogos, docentes, professores, entre outras pessoas interessadas na temática.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up