Neurociências e a Educação
MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIAS
- Fundamentos de Neuroanatomia Funcional
- Reflexos primitivos
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Reflexos primitivos
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
MÓDULO 2 – INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- Epistemologia e a História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
- Epistemologia e a História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 3 – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- A teoria de Piaget
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Sociologia construtivista
- A teoria de Piaget
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Sociologia construtivista
MÓDULO 4 – DIVERSIDADE E AS FORMAS DE APRENDIZAGEM
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
MÓDULO 5 – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E PSICOMOTRICIDADE
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
MÓDULO 6 - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS I
- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 7 - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS II
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
- Sinais do TEA na infância
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
- Sinais do TEA na infância
MÓDULO 8 – ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TICS
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
MÓDULO 9 – ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO I
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Formação docente para a diversidade
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Formação docente para a diversidade
MÓDULO 10 – ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO II
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Prática inclusiva em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
- Prática inclusiva em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
MÓDULO 11 – PEDAGOGIA E AS INSTITUIÇÕES
- A escola como lugar de formação
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Processos educativos não escolares
MÓDULO 12 – LINGUAGEM E NEUROAPRENDIZAGEM
- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Pedagogos, docentes, professores, entre outras pessoas interessadas na temática. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023