Design de Jogos Digitais

Módulo: Introdução aos Jogos Digitais

- História e origem dos jogos digitais
- Motivação do jogador
- Jogos como cibertextos
- Game design e seus elementos

Módulo: Game Design I

- Construções de desafios
- Mecânicas de jogos
- Progressão
- Contexto em jogos

Módulo: Game Design II

- Sistemas em jogos
- Protótipo
- Documento de design de jogos (GDD)
- Greenlight

Módulo: Produção de Jogos com GameMaker

- Introdução ao GameMaker Studio com instruções de download, instalação e overview da ferramenta
- Desenvolvimento de jogos com GameMaker Studio sob a perspectiva do jogo Breakthrough Arcade
- Desenvolvimento de jogos com GameMaker Studio sob a perspectiva do jogo Simple Platformer
- Introdução ao GameMaker Language (GML)

Módulo: Produção de Jogos com GameMaker II

- Criação inicial de jogos com GameMaker Language (GML)
- Criação intermediária de jogos com GameMaker Language (GML)
- Ferramenta Trello para a gestão de projeto de jogos
- Ferramenta HacknPlan para a gestão de projeto de jogos

Módulo: Criação de Conteúdo com Twine

- Histórias dos jogos-texto
- Narrativa em jogos texto com Twine
- Introdução à ferramenta de desenvolvimento de jogos Twine
- A formatação do jogo com a Twine

Módulo: Criação de Conteúdo com Twine II

- Gêneros e clichês da narrativa em jogos-texto
- Trabalhando com objetos na Twine
- O desenvolvimento do arco narrativo em jogos-texto
- Publicando seu jogo na Twine

Módulo: Criação de Conteúdo com Twine III

- Técnicas de engajamento em jogos-texto
- Técnicas de feedback para jogos texto
- Desafios do feedback on-line
- Futuro da narrativa interativa

Módulo: Protótipo de Jogos em Construct

- Introdução ao design de games
- Desenvolvimento de jogos com Construct2: introdução
- Desenvolvimento de jogos com Construct2: elementos de jogos
- Desenvolvimento de jogos com Construct2: lógica de jogo

Módulo: Protótipo de Jogos em Construct II

- Teoria MDA
- Balanceamento de jogos
- Comunicação efetiva em equipes multidisciplinares
- Brainstorm de projetos de jogos

Módulo: Protótipo de Jogos em Construct III

- Ciclo de desenvolvimento de jogos: protótipo através de MVP
- Desenvolvimento de jogos digitais: design de experiências
- Desenvolvimento de jogos digitais: coerência estético-narrativa
- Desenvolvimento de jogos digitais: documentação de projeto por meio de relatório

Módulo: Som para Jogos

- Introdução ao áudio digital
- Processamento de áudio
- O processo de produção sonora
- Aplicação de sons e músicas nos jogos
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo de 15 dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Design de Jogos Digitais
Design de Jogos Digitais
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais de tecnologia e interessados em desenvolvimento de jogos digitais 


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up