Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
- Aula 1 - Parte 1 - Por que pensar a diversidade na educação?
- Aula 1 - Parte 2 - Formação docente e áreas de atuação
- Aula 1 - Parte 3 - Diversidade curricular: um desafio
- Aula 2 - Parte 1 - Educação básica
- Aula 2 - Parte 2 - Educação superior
- Aula 2 - Parte 3 - Políticas públicas na avaliação da aprendizagem
- Aula 3 - Parte 1 - Definição de modalidades de ensino
- Aula 3 - Parte 2 - Finalidades e objetivos
- Aula 3 - Parte 3 - Características curriculares e diretrizes
- Aula 4 - Parte 1 - A educação técnica de nível médio
- Aula 4 - Parte 2 - Educação profissional e tecnológica
- Aula 4 - Parte 3 - Abrangência de cursos x mercado de trabalho
- Aula 5 - Parte 1 - O que é a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 2 - O que pretende a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 3 - Legislação específica e a LDB
- Aula 6 - Parte 1 - O objetivo da educação de jovens e adultos
- Aula 6 - Parte 2 - Direito de acesso e gratuidade
- Aula 6 - Parte 3 - Ações e programas de incentivo e certificação conforme a lei
- Aula 7 - Parte 1 - Definições da Lei para a educação especial
- Aula 7 - Parte 2 - Adaptações para o atendimento a alunos especiais
- Aula 7 - Parte 3 - Desafios para a educação especial ser inclusiva
- Aula 8 - Parte 1 - O que é educação a distância
- Aula 8 - Parte 2 - Legislação específica da educação a distância
- Aula 8 - Parte 3 - Regulamentação e certificação
- Aula 9- Parte 1 - Educação no campo
- Aula 9 - Parte 2 - Educação indígena
- Aula 9 - Parte 3 - O que diz a lei sobre a educação indígena?
- Aula 10 - Parte 1 - Ações e políticas públicas para a universalização de acesso à educação
- Aula 10 - Parte 2 - A contribuição das ações de incentivo à educação
- Aula 10 - Parte 3 - O profissional da educação como agente de mudanças
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Repensando a formação docente - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Módulo: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 02
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 03
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 04
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 05
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 06
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 07
- Vygotsky: vida e obra - parte 01
- Bases epistemológicas de Vygotsky - parte 01
- O processo de humanização - parte 01
- O processo de humanização - parte 02
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano - parte 01
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano - parte 02
- A formação de conceitos elementares - parte 01
- A formação de conceitos elementares - parte 02
- A formação de conceitos elementares - parte 03
- A formação de conceitos científicos - parte 01
- A formação de conceitos científicos - parte 02
- O desenvolvimento mental segundo Piaget - parte 01
- O desenvolvimento mental segundo Piaget - parte 02
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 01
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 02
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 03
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 04
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 05
- O desenvolvimento da inteligência - parte 01
- O desenvolvimento da inteligência - parte 02
- O desenvolvimento da inteligência - parte 03
- O desenvolvimento da inteligência - parte 04
- Wallon e a Psicologia genética - parte 01
- Wallon e a Psicologia genética - parte 02
- Wallon e a Psicologia genética - parte 03
- Wallon e o desenvolvimento da consciência - parte 01
- Wallon e o desenvolvimento da consciência - parte 02
- A teoria psicanalítica de Sigmund Freud - parte 01
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 01
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 02
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 03
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 04
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 05
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 06
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 07
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 08
- Mecanismo de defesa - parte 01
- Mecanismo de defesa - parte 02
- Mecanismo de defesa - parte 03
- Mecanismo de defesa - parte 04
- Mecanismo de defesa - parte 05
- Mecanismo de defesa - parte 06
- Mecanismo de defesa - parte 07
- Mecanismo de defesa - parte 08
- Mecanismo de defesa - parte 09
- Mecanismo de defesa - parte 10
- Mecanismo de defesa - parte 11
- Mecanismo de defesa - parte 12
- Mecanismo de defesa - parte 13
- Mecanismo de defesa - parte 14
- Mecanismo de defesa - parte 15
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial - parte 01
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial - parte 02
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial - parte 03
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação - parte 01
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação - parte 02
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação - parte 03
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 01
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 02
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 03
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 04
- A inteligência triárquica de Robert Sternberg - parte 01
- A inteligência triárquica de Robert Sternberg - parte 02
- Teorias psicológicas do desenvolvimento humano - parte 01
- Teorias psicológicas do desenvolvimento humano - parte 02
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
- Filogênese da Motricidade Humana
- Psicomotricidade: uma categoria em discussão
- Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
- O corpo hábil
- O Corpo hábil I
- O Corpo Consciente
- O Corpo Consciente I
- Corpo Significante
- Motivações Internas para a Relação
- Corpo Significante
- Corpo Significante
- Psicomotricidade Relacional
- Revisão
- Revisão
Módulo: MOVIMENTO
- Fundamentos do desenvolvimento motor
- Fatores Físicos das atividades motoras infantis
- Psicomotricidade
- As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
- A dança e a música na educação infantil
- A expressão dramática na educação infantil
- Recreação e Lazer
- Criatividade e sua importância para a educação
- A Avaliação na Educação Infantil
Módulo: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
- Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia - parte 02
- Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia - parte 03
- Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão - parte 01
- Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão - parte 02
- Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão - parte 03
- Prática pedagógica em Deficiência Intelectual - parte 01
- Prática pedagógica em Deficiência Intelectual - parte 02
- Prática pedagógica em Deficiência Intelectual - parte 03
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física - parte 01
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física - parte 02
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física - parte 03
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem - parte 01
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem - parte 02
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem - parte 03
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino - parte 01
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino - parte 02
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino - parte 03
- Distúrbios e Alterações Psicomotoras - parte 01
- Distúrbios e Alterações Psicomotoras - parte 02
- Distúrbios e Alterações Psicomotoras - parte 03
- Mediação na aprendizagem - parte 01
- Mediação na aprendizagem - parte 02
- Mediação na aprendizagem - parte 03
Módulo: LITERATURA INFANTIL
- A Concepção Escolar da Leitura
- O Professor-Leitor
- A Formação do Leitor
- A Construção do Sentido do Texto
- Leitura e Responsabilidade Social
- A Contação de Histórias
- A Tipologia Textual
- O Jornal em Sala de Aula
- História da Literatura Infantil
- A Literatura Infantil no Brasil
- Poesia e Música
- Tipologia dos Textos Literários: As Narrativas de Tradição
- Contos de Encantamento
- Outras Formas Narrativas
- Projetos de Leitura na Escola
- A Biblioteca Escolar
- A Avaliação dos Projetos de Formação de Leitores
- Literatura, leitura e aprendizagem
- A concepção escolar da leitura
- O professor-leitor
- A formação do leitor
- Leitura e compreensão
- Leitura e responsabilidade social
- A contação de histórias
- Ilustração do livro infantil
- Jornal na sala de aula
- História da literatura infantil
- A literatura infantil no Brasil
- Poesia e música
- Contos de encantamento
- Tipologia dos textos literários: As narrativas da tradição
- Outras formas de narrativa
- O trabalho com a poesia infantil
- A biblioteca escolar
- A avaliação dos projetos de formação de leitores
Módulo: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- A Linguagem e as Relações Sociais
- A História do Homem é a História da Linguagem
- Os Estudos Científicos da Linguagem I
- Os Estudos Científicos da Linguagem II
- A Linguagem e seus Múltiplos Aspectos
- A Aprendizagem da Linguagem Oral - a Fala
- A Aprendizagem da Linguagem Oral - o Discurso
- O que é Normal e Patológico na Aquisição da Oralidade
- O Desenho como Representação da Linguagem Oral
- Apropriação da Linguagem Escrita
- A Linguagem Escrita: Letramento
- O que é Normal e Patológico na Linguagem Escrita
- Aspectos Cognitivos da Leitura e da Escrita
- Sucesso Escolar, Fracasso Escolar e Leitura / Escrita
- Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Oral I
- Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Oral II
- Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Oral III
Módulo: FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- Alimentação da Criança
- A Importância da Relação Materno-Infantil na Alimentação
- Anemia Ferropriva
- Controle do Esfíncter
- O Sono e a Criança
- A Importância da Higiene
Módulo: NATUREZA E SOCIEDADE
- O conhecimento do mundo social e natural
- O Pensamento Socioambientalista
- Sustentabilidade Social e ecológica
- Ética e ambiente
- O mundo social e natural e o cuidado humano
- Compreendendo o ambiente vivido na educação infantil
- Compreendendo as relações entre sociedade e natureza na educação infantil
- Ensinando as crianças a cooperarem
- Interdisciplinaridade
- Questões para aprofundamento
- Um novo olhar para um velho assunto
- Objetivos e conteúdos - crianças de 0 a 3 anos
- Unindo a teoria e a prática: brincadeira sensório-motora e imitação
- Objetivos e conteúdos - crianças de 4 a 6 anos
- Brincadeira Simbólica
- A autoria como finalidade da educação
- Salas de aula moral
- Crianças morais
- O conflito e sua resolução
- A hora da roda
- Estabelecendo regras e tomando decisões
Módulo: EDUCAÇÃO, CORPO E ARTE
- Fazer e Apreciar Arte
- Vários Jeitos de Dançar...
- O Corpo em Movimento
- Movimento no Espaço
- O Movimento e o Tempo
- A História da Dança e a dança que conta uma história
- Hora de Representar
- Diversos Lugares para Representar
- Ação - Improvisação
- Texto Dramático e Gêneros Teatrais
- Fantoches, Máscaras e Sombras
Módulo: ENSINO DE ARTES
- A Arte e a vivência de conceitos éticos
- A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança
- A Arte como percepção, expressão e representação da realidade
- A Arte: exprimir, fazer ou conhecer?
- A Arte como construção individual e conjunta
- Arte, comunicação e espaços sócio-culturais
- O Lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte
- Multiculturais: Arte e História
- Arte na Mídia e na Escola
Módulo: ARTES VISUAIS E MÚSICA
- A Técnica Na Arte
- Os Gêneros Nas Artes Visuais
- A Alfabetização Visual
- Estilo
- A Arte de Ouvir
- O som
- Muitos tipos de música
- Improvisação e Grafia Musical
- As coisas que fazem som
Módulo: LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE
- Psicomotricidade: Uma Categoria em discussão
- O Corpo Hábil
- O Corpo Hábil I
- O Corpo Consciente
- Corpo Significante
- Psicomotricidade
- Categorias de Análise
- O Corpo Consciente I
- Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
- O corpo e o movimento na Educação Infantil
- As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
- A dança e a Música da Educação Infantil
- A expressão dramática na Educação Infantil
- Criatividade e sua importância para a Educação
Módulo: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
- Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos
- Jogo e educação
- O brincar e a criança de 0 a 12 anos
- Os profissionais da Educação Básica e o jogo
- O brinquedo
- Classificação dos jogos e brincadeiras
- O brincar na atualidade
Módulo: CULTURA MUSICAL
- A música e seus elementos básicos
- Notação musical
- Instrumentos musicais
- A orquestra e seus instrumentos
- Vozes que cantam
- Gênero, formas e estilos musicais
- A música ocidental e sua história
- Música brasileira
- Universo sonoro atual
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinados a profissionais da educação, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023