Psicopedagogia com Ênfase em Educação Inclusiva
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Repensando a formação docente - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação - parte 02
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação - parte 03
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 01
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 02
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 03
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 01
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 02
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 03
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 01
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 02
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 03
- O aluno com Altas Habilidades - parte 01
- O aluno com Altas Habilidades - parte 02
- O aluno com Altas Habilidades - parte 03
- O aluno com Superdotação - parte 01
- O aluno com Superdotação - parte 02
- O aluno com Superdotação - parte 03
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 01
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 02
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 03
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 01
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 02
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 03
Módulo: TECNOLOGIA ASSISTIVA
- Aula 01 - Parte 02 - Legislação da Acessibilidade
- Aula 01 - Parte 03 - Compreendendo as dimensões de acessibilidade
- Aula 03 - Parte 01 - Sobre o diagnóstico da Inclusão
- Aula 03 - Parte 02 - Impacto causado pela deficiência do ser humano
- Aula 03 - Parte 03 - Tecnologia Assistiva - valorizando a diversidade humana
- Aula 04 - Parte 01 - Descrevendo as categorias da Tecnologia Assistiva
- Aula 04 - Parte 02 - Tecnologia Assistiva Aplicada à Vida Diária
- Aula 04 - Parte 03 - Tecnologia Assistiva Aplicada as habilidades físicas
- Aula 05 - Parte 01 - Sob o paradigma da inclusão psicossocial
- Aula 05 - Parte 02 - Tecnologia Assistiva Aplicada aos Recursos Ambientais
- Aula 05 - Parte 03 - Tecnologia Assistiva Aplicada ao esporte e lazer
- Aula 06 - Parte 01 - Modelos conceituais - médico e social
- Aula 06 - Parte 02 - Aprendendo com o Desenho Universal
- Aula 06 - Parte 03 - Compreender a Incapacidade e a Funcionalidade
- Aula 07 - Parte 01 - Tecnologia nas práticas educativas
- Aula 07 - Parte 02 - Sotware e as deficiências
- Aula 07 - Parte 03 - Dimensões do uso das tecnologias educativas
- Aula 10 - Parte 01 - Escola Acessível
- Aula 10 - Parte 02 - Reconhecendo a Sala de recursos Multifuncional
- Aula 10 - Parte 03 - Espaço Multifuncional de aprender a Ser
Módulo: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
- Aula 01 - Parte 02 - Legislação da Acessibilidade
- Aula 01 - Parte 03 - Compreendendo as dimensões de acessibilidade
- Aula 02 - Parte 01 - Sobre a Inclusão Digital
- Aula 02 - Parte 02 - Universalização Tecnológica e Comunicacional
- Aula 02 - Parte 03 - A cidadania na Era da Informação
- Aula 08 - Parte 01 - Aprendendo sobre a Comunicação Alternativa
- Aula 08 - Parte 02 - Definindo um sistema de Comunicação Alternativa
- Aula 08 - Parte 03 - Comunicação Alternativa aplicada à educação
- Aula 09 - Parte 01 - Sistemas alternativos de comunicação
- Aula 09 - Parte 02 - Estratégias nos recursos para comunicação alternativa
- Aula 09 - Parte 03 - Comunicação Alternativa desenvolvendo automia
- Aula 10 - Parte 01 - Escola Acessível
- Aula 10 - Parte 02 - Reconhecendo a Sala de recursos Multifuncional
- Aula 10 - Parte 03 - Espaço Multifuncional de aprender a Ser
- O Ensino em Ambientes Informatizados
- A Educação a Distância para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- A Informática como Instrumento de Comunicação Alternativa
Módulo: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil - Parte 02: Abordagens do processo de ensino
- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil - Parte 03: A instituição escolar inclusiva
- Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente - Parte 01: Necessidades educativas especiais
- Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente - Parte 02: Processo do aprender
- Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente - Parte 03: Formação docente
- Inclusão Escolar: legislação, teoria e prática - Parte 01: Educação para todos
- Inclusão Escolar: legislação, teoria e prática - Parte 02: Políticas educacionais
- Inclusão Escolar: legislação, teoria e prática - Parte 03: Inclusão educacional
- Altas Habilidades e Superdotação - Parte 01: Concepções teóricas
- Altas Habilidades e Superdotação - Parte 02: Reconhecendo a criança com AH/SD
- Altas Habilidades e Superdotação - Parte 03: Questões éticas na educação inclusiva
- Comportamento Antissocial e a inclusão educacional - Parte 01: Fatores associados ao comportamento social inadequado
- Comportamento Antissocial e a inclusão educacional - Parte 02: Dificuldades de aprendizagem
- Comportamento Antissocial e a inclusão educacional - Parte 03: Sobre o comportamento e a educação inclusiva
- Aprendizagem das crianças com Hiperatividade - Parte 01: Características e manifestações do transtorno TDAH
- Aprendizagem das crianças com Hiperatividade - Parte 02: O contexto e percepção social
- Aprendizagem das crianças com Hiperatividade - Parte 03: O professor e o aluno com TDAH
- Transtornos do Neurodesenvolvimento - Parte 01: Conhecendo a etiologia
- Transtornos do Neurodesenvolvimento - Parte 02: Pode-se aprender?
- Transtornos do Neurodesenvolvimento - Parte 03: Relação escola-família na educação inclusiva
- Habilidades Cognitivas - Parte 01: O que são as Habilidades Cognitivas?
- Habilidades Cognitivas - Parte 02: Estilo Cognitivo
- Habilidades Cognitivas - Parte 03: Processo criativo na escolarização e educação inclusiva
- Adaptações curriculares para a Educação inclusiva - Parte 01: Operacionalizando as adaptações curriculares
- Adaptações curriculares para a Educação inclusiva - Parte 02: Recursos necessários
- Adaptações curriculares para a Educação inclusiva - Parte 03: Avaliação no curriculo adaptado
Módulo: METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Formação docente e prática pedagógica inclusiva - parte 02
- Formação docente e prática pedagógica inclusiva - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência visual - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência visual - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência visual - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual - parte 03
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento - parte 01
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento - parte 02
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento - parte 03
- Metodologia para alunos com altas abilidades/superdotação - parte 01
- Metodologia para alunos com altas abilidades/superdotação - parte 02
- Metodologia para alunos com altas abilidades/superdotação - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência física - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência física - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência física - parte 03
- Tecnologias assistivas - parte 01
- Tecnologias assistivas - parte 02
- Tecnologias assistivas - parte 03
Módulo: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
- A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia
- A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição
- A Escola Enquanto Instituição
- A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional
- O Diagnóstico Psicopedagógico: Matriz Diagnóstica
- O Diagnóstico Psicopedagógico: Instrumentos e Técnicas
- Mudanças na Ação Educativa: do Ensinar para o Aprender
- Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola
- Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem
- A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia
- Contribuições da Psicopedagogia: Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola
- Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico
- Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos
- Caixa de Trabalho: Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula
Módulo: TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
- Psicopedagogia Institucional na Escola: desafios e processos
- Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
- A Intervenção Psicopedagógica Institucional nas Dificuldades de Aprendizagem
- Dificuldades de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas
- Contribuições nas Teorias de Piaget e Vygotsky no Cotidiano Escolar
- Afetividade e Aprendizagem
- Grupos Operativos e Psicodrama Educacional
- A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta
- Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar
- A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia
- O Planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem
- A Avaliação Escolar como Instrumento de Diagnóstico
- A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva
- Família e Aprendizagem
Módulo: INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
- O passado e o presente da Psicopedagogia - Parte 2: A história da psicopedagogia na Europa
- O passado e o presente da Psicopedagogia - Parte 3: A história da psicopedagogia na Argentina e no Brasil
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições - Parte 1: Abordagem Clínica
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições - Parte 2: Abordagem preventiva
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições - Parte 3: Abordagem escolar
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo - Parte 1: Enfoque Clínico
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo - Parte 2: Enfoque Escolar
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo - Parte 3: Enfoque Hospitalar
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica - Parte 1: Comunicação e o conhecimento
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica - Parte 2: Não aprendizagem
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica - Parte 3: Prática educativa
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças - Parte 1: Atendimento especial
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças - Parte 2: Atendimento ás familias
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças - Parte 3: Alunos com altas habilidades e superdotação
- A intervenção psicopedagógica nos processo de ensino aprendizagem - Parte 1: A inteligência humana
- A intervenção psicopedagógica nos processo de ensino aprendizagem - Parte 2: Teoria das Inteligências Multiplas
- A intervenção psicopedagógica nos processo de ensino aprendizagem - Parte 3: Formação docente e a pratica educativa
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinados a profissionais da educação, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023