Libras e Surdez
MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: censo da Educação Superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 10: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 1: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- Língua brasileira de sinais: aspectos linguísticos e gramaticais
- Libras como língua natural e Português como segunda língua
- Estágios de interlíngua na aprendizagem de Libras
MÓDULO 2: SURDEZ, CAUSAS E POLÍTICAS DE PREVENÇÃO
- História da Educação de Surdos
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Comunidade, Cultura e Identidade Surda
MÓDULO 3: EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
- A Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Aquisição e desenvolvimento da linguagem para crianças surdas
MÓDULO 4: MECANISMOS DE PRODUÇÃO DA FALA
- Aprendizagem, memória, linguagem e fala
- O aparelho fonador e os tipos de sons
- Onda sonora
MÓDULO 5: AUDIÇÃO
- Anatomia do Sistema auditivo
- Fisiologia da audição ? orelha externa e média
- Fisiologia da audição ? orelha interna e via auditiva central
MÓDULO 6: PATOLOGIAS DA AUDIÇÃO
- Patologias da orelha interna
- Patologias da orelha média
- Patologias da via auditiva central
MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Desenvolvimento Cognitivo
- A Teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
MÓDULO 8: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Inclusão e educação matemática
MÓDULO 9: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023