Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
MÓDULO 12: DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
- A evolução histórica dos direitos humanos
MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA
- Comunicação, expressão e diversidade linguística
- Comunicação nas escolas
- Os meios de comunicação de massa e a educação
MÓDULO 2: AUTONOMIA, CRÍTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
- Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais
- Sensibilizar para a democracia e a participação
- Conhecimento e crítica
MÓDULO 3: OS GÊNEROS TEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA.
- Os gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita (Parte 2)
- Trabalhando textos de literatura infantil nas séries iniciais (Parte 1)
- Trabalhando textos de literatura infantil nas séries iniciais (Parte 2)
MÓDULO 4: LINGUAGENS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
- Variadas linguagens no processo de construção da leitura e escrita (Parte 2)
- O trabalho com a oralidade nas séries iniciais (Parte 1)
- O trabalho com a oralidade nas séries iniciais (Parte 2)
MÓDULO 5: LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
- Ludicidade
- A ludicidade nas séries iniciais
- Pressupostos sobre corporeidade e ludicidade
MÓDULO 6: O LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
- O Letramento como poder social
- O papel dos conhecimentos de mundo no processo de alfabetização
- Letramento: construção e apropriação da leitura
MÓDULO 7: TEXTOS FUNDAMENTAIS DE FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I
- Autores Contemporâneos da Literatura Ficcional em Língua Portuguesa
- Principais Autores da Ficção Portuguesa
- A Construção Imaginária das Identidades Nacionais
MÓDULO 8: TEXTOS FUNDAMENTAIS DE FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II
- Narrativa, História e Sociedade
- Narrativa, realidade e representação: Questões de princípio
- Formação sociocultural do Brasil III
MÓDULO 9: LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA.
- Cultura
- A cultura e a sociedade
- Autores Clássicos da Literatura Africana em Literatura Portuguesa
MÓDULO 10: LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
- As narrativas infantis
- Articulação entre literatura e alfabetização
MÓDULO 11: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023