Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

MÓDULO 12: DIREITOS HUMANOS

- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
- A evolução histórica dos direitos humanos

MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA

- Elementos da comunicação
- Comunicação, expressão e diversidade linguística
- Comunicação nas escolas
- Os meios de comunicação de massa e a educação

MÓDULO 2: AUTONOMIA, CRÍTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

- A alfabetização como componente do agir autônomo e crítico
- Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais
- Sensibilizar para a democracia e a participação
- Conhecimento e crítica

MÓDULO 3: OS GÊNEROS TEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA.

- Os gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita (Parte 1)
- Os gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita (Parte 2)
- Trabalhando textos de literatura infantil nas séries iniciais (Parte 1)
- Trabalhando textos de literatura infantil nas séries iniciais (Parte 2)

MÓDULO 4: LINGUAGENS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

- Variadas linguagens no processo de construção da leitura e escrita (Parte 1)
- Variadas linguagens no processo de construção da leitura e escrita (Parte 2)
- O trabalho com a oralidade nas séries iniciais (Parte 1)
- O trabalho com a oralidade nas séries iniciais (Parte 2)

MÓDULO 5: LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

- O uso de ludicidade nas aulas de Língua Portuguesa
- Ludicidade
- A ludicidade nas séries iniciais
- Pressupostos sobre corporeidade e ludicidade

MÓDULO 6: O LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

- Letramento: construção e apropriação da escrita
- O Letramento como poder social
- O papel dos conhecimentos de mundo no processo de alfabetização
- Letramento: construção e apropriação da leitura

MÓDULO 7: TEXTOS FUNDAMENTAIS DE FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I

- Principais Autores da Ficção Brasileira
- Autores Contemporâneos da Literatura Ficcional em Língua Portuguesa
- Principais Autores da Ficção Portuguesa
- A Construção Imaginária das Identidades Nacionais

MÓDULO 8: TEXTOS FUNDAMENTAIS DE FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II

- A Ficção e a Questão da Autoria
- Narrativa, História e Sociedade
- Narrativa, realidade e representação: Questões de princípio
- Formação sociocultural do Brasil III

MÓDULO 9: LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA.

- Contexto Histórico
- Cultura
- A cultura e a sociedade
- Autores Clássicos da Literatura Africana em Literatura Portuguesa

MÓDULO 10: LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

- A história da literatura infantil brasileira
- Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
- As narrativas infantis
- Articulação entre literatura e alfabetização

MÓDULO 11: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia - princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up