Psicologia Cognitiva

Módulo: Introdução as vertentes da Psicologia

- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
- Pesquisa em Psicologia e seus desafios
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
- Pesquisa em Psicologia e seus desafios
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Escola Psicológica: Teoria Cognitivista

Módulo: Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na infância

- Gravidez e vida intra-uterina: a formação do bebê e o conceito de infância
- Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 1ª infância (0-2 anos)
- Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 2ª infância (3-6 anos)
- Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 3ª infância (7-11 anos)
- Gravidez e vida intra-uterina: a formação do bebê e o conceito de infância
- Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 1ª infância (0-2 anos)
- Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 2ª infância (3-6 anos)
- Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 3ª infância (7-11 anos)

Módulo: Processos Psicológicos Básicos: Percepção e Sensação I

- Introduzindo a sensação
- Introduzindo a percepção
- Psicofísica da sensação e percepção
- Órgãos sensoriais
- Introduzindo a sensação
- Introduzindo a percepção
- Psicofísica da sensação e percepção
- Órgãos sensoriais

Módulo: Processos Psicológicos Básicos: Percepção e Sensação II

- Sensação e intervenção clínica
- Teorias da percepção
- Reconhecendo rostos
- Percepção e intervenção clínica
- Sensação e intervenção clínica
- Teorias da percepção
- Reconhecendo rostos
- Percepção e intervenção clínica

Módulo: Processos Psicológicos Básicos: Atenção

- Introduzindo a atenção
- Teorias da atenção
- Mecanismos atencionais
- Atenção e intervenção clínica
- Introduzindo a atenção
- Teorias da atenção
- Mecanismos atencionais
- Atenção e intervenção clínica

Módulo: Processos Psicológicos Básicos: Memória

- Conceito de memória
- Tipos de memórias
- Recuperação da memória
- Memória e intervenção clínica
- Conceito de memória
- Tipos de memórias
- Recuperação da memória
- Memória e intervenção clínica

Módulo: Processos Psicológicos Básicos: Emoções

- Introduzindo as emoções
- Teorias das emoções
- Emoções primárias e secundárias
- Componentes neurofuncionais das emoções
- Introduzindo as emoções
- Teorias das emoções
- Emoções primárias e secundárias
- Componentes neurofuncionais das emoções

Módulo: Processos Psicológicos Básicos: Motivação

- Teorias da motivação
- Componentes neurofuncionais da motivação
- Avaliação da motivação
- Motivação e intervenção clínica
- Teorias da motivação
- Componentes neurofuncionais da motivação
- Avaliação da motivação
- Motivação e intervenção clínica

Módulo: Psicologia Cognitiva I

- Emergência do cognitivismo: principais conceitos
- Histórico da abordagem cognitiva-social
- Conceitos-chave da abordagem cognitiva
- A cognição humana
- Emergência do cognitivismo: principais conceitos
- Histórico da abordagem cognitiva-social
- Conceitos-chave da abordagem cognitiva
- A cognição humana

Módulo: Psicologia Cognitiva II

- Os pioneiros da psicologia cognitiva
- Teoria sociocognitiva de Bandura
- Conceitos fundamentais da teoria cognitiva
- Bases epistemológicas da psicologia cognitiva experimental
- Os pioneiros da psicologia cognitiva
- Teoria sociocognitiva de Bandura
- Conceitos fundamentais da teoria cognitiva
- Bases epistemológicas da psicologia cognitiva experimental

Módulo: Psicologia Cognitiva III

- Método de pesquisa na abordagem cognitiva
- Aplicações da abordagem cognitiva
- Pesquisas recentes
- A revolução cognitiva e a segunda geração das terapias cognitivo-comportamentais
- Método de pesquisa na abordagem cognitiva
- Aplicações da abordagem cognitiva
- Pesquisas recentes
- A revolução cognitiva e a segunda geração das terapias cognitivo-comportamentais

Módulo: Psicologia Cognitiva IV

- Pressupostos teóricos da teoria cognitivo-comportamental
- A terceira geração das terapias cognitivo-comportamentais
- As terapias cognitivo-comportamentais no Brasil
- A Aprendizagem pela Lente da Psicologia
- Pressupostos teóricos da teoria cognitivo-comportamental
- A terceira geração das terapias cognitivo-comportamentais
- As terapias cognitivo-comportamentais no Brasil
- A Aprendizagem pela Lente da Psicologia
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses. Após a aprovação em todos os módulos você receberá por correio seu certificado.
Curso de Psicologia Cognitiva
Psicologia Cognitiva
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Psicólogos, Docentes,  terapeutas e graduados interessados em Psicologia Cognitiva 


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up