A Ludicidade e a Pedagogia do Brincar
MÓDULO 7: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade.
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 9: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 10: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 11: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 1: LUDICIDADE
- Conceituando a ludicidade e o brincar
- A ludicidade nas séries iniciais
- Pressupostos sobre corporeidade e ludicidade
MÓDULO 2: O BRINCAR: UM DIREITO ASSEGURADO ÀS CRIANÇAS
- Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente
- Políticas públicas para a educação infantil
- Desafios atuais da educação infantil
MÓDULO 3: REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NA INFÂNCIA
- As inúmeras representações do brincar
- A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância
- O brincar na Educação Infantil
MÓDULO 4: O LÚDICO E O CORPO
- A linguagem corporal expressa em movimentos e brincadeiras das crianças
- O professor como mediador das/nas brincadeiras
- O homem como objeto do estudo da antropologia
MÓDULO 5: O BRINCAR
- Os brinquedos e as brincadeiras
- O brincar e suas diversidades culturais
- As brincadeiras de ontem e de hoje
MÓDULO 6: HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA E DA FAMÍLIA
- Fundamentos da educação infantil
- A epistemologia e o desenvolvimento das crianças
- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
MÓDULO 8: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023