Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional
Módulo: Fundamentos da Psicopedagogia
- Psicopedagogia: pressupostos teóricos - parte 02
- Psicopedagogia: pressupostos teóricos - parte 03
- A visão sistêmica e a psicopedagogia - parte 01
- A visão sistêmica e a psicopedagogia - parte 02
- A visão sistêmica e a psicopedagogia - parte 03
- Pensando a escola como instituição - parte 01
- Pensando a escola como instituição - parte 02
- Pensando a escola como instituição - parte 03
- Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional - parte 01
- Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional - parte 02
- Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional - parte 03
- Contribuições da psicopedagogia na relação educador/educando - parte 01
- Contribuições da psicopedagogia na relação educador/educando - parte 02
- Contribuições da psicopedagogia na relação educador/educando - parte 03
- Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola - parte 01
- Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola - parte 02
- Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola - parte 03
- A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia: contribuições para a psicopedagogia - parte 01
- A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia: contribuições para a psicopedagogia - parte 02
- A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia: contribuições para a psicopedagogia - parte 03
- Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem - parte 01
- Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem - parte 02
- Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem - parte 03
- Princípios para trabalhar com grupos na escola: contribuição da psicopedagogia - parte 01
- Princípios para trabalhar com grupos na escola: contribuição da psicopedagogia - parte 02
- Princípios para trabalhar com grupos na escola: contribuição da psicopedagogia - parte 03
- Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional - parte 01
- Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional - parte 02
- Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional - parte 03
- Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional - parte 04
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
- Aula 1 - Parte 1 - Por que pensar a diversidade na educação?
- Aula 1 - Parte 2 - Formação docente e áreas de atuação
- Aula 1 - Parte 3 - Diversidade curricular: um desafio
- Aula 2 - Parte 1 - Educação básica
- Aula 2 - Parte 2 - Educação superior
- Aula 2 - Parte 3 - Políticas públicas na avaliação da aprendizagem
- Aula 3 - Parte 1 - Definição de modalidades de ensino
- Aula 3 - Parte 2 - Finalidades e objetivos
- Aula 3 - Parte 3 - Características curriculares e diretrizes
- Aula 4 - Parte 1 - A educação técnica de nível médio
- Aula 4 - Parte 2 - Educação profissional e tecnológica
- Aula 4 - Parte 3 - Abrangência de cursos x mercado de trabalho
- Aula 5 - Parte 1 - O que é a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 2 - O que pretende a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 3 - Legislação específica e a LDB
- Aula 6 - Parte 1 - O objetivo da educação de jovens e adultos
- Aula 6 - Parte 2 - Direito de acesso e gratuidade
- Aula 6 - Parte 3 - Ações e programas de incentivo e certificação conforme a lei
- Aula 7 - Parte 1 - Definições da Lei para a educação especial
- Aula 7 - Parte 2 - Adaptações para o atendimento a alunos especiais
- Aula 7 - Parte 3 - Desafios para a educação especial ser inclusiva
- Aula 8 - Parte 1 - O que é educação a distância
- Aula 8 - Parte 2 - Legislação específica da educação a distância
- Aula 8 - Parte 3 - Regulamentação e certificação
- Aula 9- Parte 1 - Educação no campo
- Aula 9 - Parte 2 - Educação indígena
- Aula 9 - Parte 3 - O que diz a lei sobre a educação indígena?
- Aula 10 - Parte 1 - Ações e políticas públicas para a universalização de acesso à educação
- Aula 10 - Parte 2 - A contribuição das ações de incentivo à educação
- Aula 10 - Parte 3 - O profissional da educação como agente de mudanças
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 02
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 03
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 04
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 05
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 06
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento - parte 07
- Vygotsky: vida e obra - parte 01
- Bases epistemológicas de Vygotsky - parte 01
- O processo de humanização - parte 01
- O processo de humanização - parte 02
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano - parte 01
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano - parte 02
- A formação de conceitos elementares - parte 01
- A formação de conceitos elementares - parte 02
- A formação de conceitos elementares - parte 03
- A formação de conceitos científicos - parte 01
- A formação de conceitos científicos - parte 02
- O desenvolvimento mental segundo Piaget - parte 01
- O desenvolvimento mental segundo Piaget - parte 02
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 01
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 02
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 03
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 04
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana - parte 05
- O desenvolvimento da inteligência - parte 01
- O desenvolvimento da inteligência - parte 02
- O desenvolvimento da inteligência - parte 03
- O desenvolvimento da inteligência - parte 04
- Wallon e a Psicologia genética - parte 01
- Wallon e a Psicologia genética - parte 02
- Wallon e a Psicologia genética - parte 03
- Wallon e o desenvolvimento da consciência - parte 01
- Wallon e o desenvolvimento da consciência - parte 02
- A teoria psicanalítica de Sigmund Freud - parte 01
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 01
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 02
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 03
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 04
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 05
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 06
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 07
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho - parte 08
- Mecanismo de defesa - parte 01
- Mecanismo de defesa - parte 02
- Mecanismo de defesa - parte 03
- Mecanismo de defesa - parte 04
- Mecanismo de defesa - parte 05
- Mecanismo de defesa - parte 06
- Mecanismo de defesa - parte 07
- Mecanismo de defesa - parte 08
- Mecanismo de defesa - parte 09
- Mecanismo de defesa - parte 10
- Mecanismo de defesa - parte 11
- Mecanismo de defesa - parte 12
- Mecanismo de defesa - parte 13
- Mecanismo de defesa - parte 14
- Mecanismo de defesa - parte 15
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial - parte 01
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial - parte 02
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial - parte 03
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação - parte 01
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação - parte 02
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação - parte 03
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 01
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 02
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 03
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner - parte 04
- A inteligência triárquica de Robert Sternberg - parte 01
- A inteligência triárquica de Robert Sternberg - parte 02
- Teorias psicológicas do desenvolvimento humano - parte 01
- Teorias psicológicas do desenvolvimento humano - parte 02
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
- Psicopedagogia Institucional na Escola: desafios e processos
- Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
- A Intervenção Psicopedagógica Institucional nas Dificuldades de Aprendizagem
- Dificuldades de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas
- Contribuições nas Teorias de Piaget e Vygotsky no Cotidiano Escolar
- Afetividade e Aprendizagem
- Grupos Operativos e Psicodrama Educacional
- A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta
- Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar
- A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia
- O Planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem
- A Avaliação Escolar como Instrumento de Diagnóstico
- A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva
- Família e Aprendizagem
Módulo: INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
- O passado e o presente da Psicopedagogia - Parte 2: A história da psicopedagogia na Europa
- O passado e o presente da Psicopedagogia - Parte 3: A história da psicopedagogia na Argentina e no Brasil
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições - Parte 1: Abordagem Clínica
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições - Parte 2: Abordagem preventiva
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições - Parte 3: Abordagem escolar
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo - Parte 1: Enfoque Clínico
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo - Parte 2: Enfoque Escolar
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo - Parte 3: Enfoque Hospitalar
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica - Parte 1: Comunicação e o conhecimento
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica - Parte 2: Não aprendizagem
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica - Parte 3: Prática educativa
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças - Parte 1: Atendimento especial
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças - Parte 2: Atendimento ás familias
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças - Parte 3: Alunos com altas habilidades e superdotação
- A intervenção psicopedagógica nos processo de ensino aprendizagem - Parte 1: A inteligência humana
- A intervenção psicopedagógica nos processo de ensino aprendizagem - Parte 2: Teoria das Inteligências Multiplas
- A intervenção psicopedagógica nos processo de ensino aprendizagem - Parte 3: Formação docente e a pratica educativa
Módulo: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Universidades e Faculdades; os locais de trabalho
- A Educação como Fundamento da Ação Educativa
- Prática educativa, Pedagogia e Didática
- Ensinar e aprender: a construção do conhecimento
- Planejamento da ação didática: uma prática em questão
- Planejamento de ensino numa perspectiva crítica
- Objetivos, conteúdos e metodologias
- Repensando a aula universitária no dia-a-dia
- Avaliar não é o que muita gente pensa
Módulo: LETRAMENTO NO BRASIL
- Letramento: Novas Realidades, Novos Conceitos
- Escrita e Leitura na Vida Moderna
- Letramento e Alfabetismo
- Pedagogia do Letramento e da Alfabetização
- Leitura no Espaço Social
- Leitura, Escrita e Subjetividade
- Ler e Escrever para Estudar
- Informação e Conhecimento
- Pedagogia da Leitura e da Escrita
Módulo: LINGUAGEM E PENSAMENTO
- O Imprevisível Animal Humano
- Concepção do Homem como ser de Linguagem
- Analisar os Modos de Falar e de Pensar: Exclusividade do Humano
- A Perspectiva Histórica do Desenvolvimento do Pensamento Humano
- Significado da Palavra: Lugar de Junção do Pensamento e da Linguagem
- O Papel da Linguagem no Desenvolvimento Intelectual de uma Criança
- A Influência do Aprendizado Escolar no Desenvolvimento da Criança
- O Desafio de Ensinar a Escrever Bem nos Dias de Hoje
- Perspectiva Histórico-Social: a Aula de Língua Portuguesa e os Textos Nela Produzidos
Módulo: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
- Alfabetização ou letramento?
- Textualidade, código e meios de produção da escrita
- As quatro práticas da alfabetização
- Leitura e interpretação
- Produção de textos
- Produção de texto escrito
- Análise linguística
- Prática da Reescrita do Texto
- Procedimentos pedagógicos para sistematização para o domínio do código
- Reescrita do texto com vistas à sistematização do código
Módulo: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
- A Construção do conceito de número
- Conhecimento lógico-matemático
- O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal
- Discussão de processos e desenvolvimento histórico de algoritmos de algumas operações fundamentais
- Idéias das quatro operações fundamentais
- Compreensão dos números racionais: frações
- Os decimais
- A Construção do pensamento geométrico
- Sentido das medidas
- Área e perímetro
- O pensamento algébrico
- Conceitos fundamentais da proporcionalidade
- Introdução à Estatística
- Avaliação em Matemática
- Aprender sem medo
- A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana
- Os problemas da solução: dificuldades com a metodologia da resolução de problemas
- A geometria plana e a geometria espacial: o que vemos e o que vivemos
- Por que -1 x -1 = 1?: operações com os números inteiros
Módulo: PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A Formação e o Desenvolvimento da Linguagem na Criança
- A Brincadeira e o Desenho da Criança
- Linguagem e Genêros Discursivos
- Letramento na Educação Infantil
- A Literatura Infantil e a Criança de Zero a Seis Anos
- Literatura Infantil: da Produção à Recepção
- Questões para a Educação Infantil
- O Letramento no Cotidiano da Educação Infantil
- Poesias e Quadrinhos no Cotidiano na Educação Infantil
Módulo: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- A ação pedagógica diante da diversidade: formação competente
- A inclusão através dos tempos
- Diversidade na aprendizagem e ?diversidade na ensinagem?
- A construção dos laços afetivos no ambiente escolar
- Inteligências múltiplas
- O filho com deficiência
- Prevenção
- Crises convulsivas
- Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID)
- Transtornos de comportamento disruptivo
- Deficiência intelectual e visual
- Deficiência física e auditiva
- Diversidade na sala de aula
- Aspectos emocionais e o cotidiano escolar
Módulo: LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
- A concepção escolar da leitura
- O professor-leitor
- A formação do leitor
- Leitura e compreensão
- Leitura e responsabilidade social
- A contação de histórias
- Ilustração do livro infantil
- Jornal na sala de aula
- História da literatura infantil
- A literatura infantil no Brasil
- Poesia e música
- Tipologia dos textos literários: As narrativas da tradição
- Contos de encantamento
- Outras formas de narrativa
- O trabalho com a poesia infantil
- A biblioteca escolar
- A avaliação dos projetos de formação de leitores
Módulo: PROFISSÃO DOCENTE
- História da profissão docente
- Ser professor: angústias e dilemas
- Profissão docente, ciência interdisciplinar e representações sociais
- Formação inicial e formação continuada
- O professor reflexivo
- O professor iniciante
- Competências para ensinar
Módulo: PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Teorias de Aquisição da Linguagem I
- Linguagem, cultura e poder
- Aquisição da Linguagem Oral
- Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Oral
- Aquisição da Linguagem Escrita: autoria e reescrita
- Aquisição da Linguagem Escrita: as relações entre a oralidade e a escrita
- Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Escrita: aspectos formais
- Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Escrita: aspectos semânticos e estruturais
- Gêneros de Discurso
- Os Gêneros de Discurso no Ensino
- Linguagem e fracasso escolar
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Ser professor no século XXI - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinados a profissionais da educação, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023