Educação Inclusiva e Psicomotricidade
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
- Aula 1 - Parte 1 - Por que pensar a diversidade na educação?
- Aula 1 - Parte 2 - Formação docente e áreas de atuação
- Aula 1 - Parte 3 - Diversidade curricular: um desafio
- Aula 2 - Parte 1 - Educação básica
- Aula 2 - Parte 2 - Educação superior
- Aula 2 - Parte 3 - Políticas públicas na avaliação da aprendizagem
- Aula 3 - Parte 1 - Definição de modalidades de ensino
- Aula 3 - Parte 2 - Finalidades e objetivos
- Aula 3 - Parte 3 - Características curriculares e diretrizes
- Aula 4 - Parte 1 - A educação técnica de nível médio
- Aula 4 - Parte 2 - Educação profissional e tecnológica
- Aula 4 - Parte 3 - Abrangência de cursos x mercado de trabalho
- Aula 5 - Parte 1 - O que é a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 2 - O que pretende a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 3 - Legislação específica e a LDB
- Aula 6 - Parte 1 - O objetivo da educação de jovens e adultos
- Aula 6 - Parte 2 - Direito de acesso e gratuidade
- Aula 6 - Parte 3 - Ações e programas de incentivo e certificação conforme a lei
- Aula 7 - Parte 1 - Definições da Lei para a educação especial
- Aula 7 - Parte 2 - Adaptações para o atendimento a alunos especiais
- Aula 7 - Parte 3 - Desafios para a educação especial ser inclusiva
- Aula 8 - Parte 1 - O que é educação a distância
- Aula 8 - Parte 2 - Legislação específica da educação a distância
- Aula 8 - Parte 3 - Regulamentação e certificação
- Aula 9- Parte 1 - Educação no campo
- Aula 9 - Parte 2 - Educação indígena
- Aula 9 - Parte 3 - O que diz a lei sobre a educação indígena?
- Aula 10 - Parte 1 - Ações e políticas públicas para a universalização de acesso à educação
- Aula 10 - Parte 2 - A contribuição das ações de incentivo à educação
- Aula 10 - Parte 3 - O profissional da educação como agente de mudanças
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Repensando a formação docente - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
- Filogênese da Motricidade Humana
- Psicomotricidade: uma categoria em discussão
- Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
- O corpo hábil
- O Corpo hábil I
- O Corpo Consciente
- O Corpo Consciente I
- Corpo Significante
- Motivações Internas para a Relação
- Corpo Significante
- Corpo Significante
- Psicomotricidade Relacional
- Revisão
- Revisão
Módulo: MOVIMENTO
- Fundamentos do desenvolvimento motor
- Fatores Físicos das atividades motoras infantis
- Psicomotricidade
- As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
- A dança e a música na educação infantil
- A expressão dramática na educação infantil
- Recreação e Lazer
- Criatividade e sua importância para a educação
- A Avaliação na Educação Infantil
Módulo: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
- Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia - parte 02
- Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia - parte 03
- Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão - parte 01
- Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão - parte 02
- Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão - parte 03
- Prática pedagógica em Deficiência Intelectual - parte 01
- Prática pedagógica em Deficiência Intelectual - parte 02
- Prática pedagógica em Deficiência Intelectual - parte 03
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física - parte 01
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física - parte 02
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física - parte 03
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem - parte 01
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem - parte 02
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem - parte 03
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino - parte 01
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino - parte 02
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino - parte 03
- Distúrbios e Alterações Psicomotoras - parte 01
- Distúrbios e Alterações Psicomotoras - parte 02
- Distúrbios e Alterações Psicomotoras - parte 03
- Mediação na aprendizagem - parte 01
- Mediação na aprendizagem - parte 02
- Mediação na aprendizagem - parte 03
Módulo: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação - parte 02
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação - parte 03
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 01
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 02
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 03
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 01
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 02
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 03
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 01
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 02
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 03
- O aluno com Altas Habilidades - parte 01
- O aluno com Altas Habilidades - parte 02
- O aluno com Altas Habilidades - parte 03
- O aluno com Superdotação - parte 01
- O aluno com Superdotação - parte 02
- O aluno com Superdotação - parte 03
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 01
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 02
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 03
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 01
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 02
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 03
Módulo: TECNOLOGIA ASSISTIVA
- Aula 01 - Parte 02 - Legislação da Acessibilidade
- Aula 01 - Parte 03 - Compreendendo as dimensões de acessibilidade
- Aula 03 - Parte 01 - Sobre o diagnóstico da Inclusão
- Aula 03 - Parte 02 - Impacto causado pela deficiência do ser humano
- Aula 03 - Parte 03 - Tecnologia Assistiva - valorizando a diversidade humana
- Aula 04 - Parte 01 - Descrevendo as categorias da Tecnologia Assistiva
- Aula 04 - Parte 02 - Tecnologia Assistiva Aplicada à Vida Diária
- Aula 04 - Parte 03 - Tecnologia Assistiva Aplicada as habilidades físicas
- Aula 05 - Parte 01 - Sob o paradigma da inclusão psicossocial
- Aula 05 - Parte 02 - Tecnologia Assistiva Aplicada aos Recursos Ambientais
- Aula 05 - Parte 03 - Tecnologia Assistiva Aplicada ao esporte e lazer
- Aula 06 - Parte 01 - Modelos conceituais - médico e social
- Aula 06 - Parte 02 - Aprendendo com o Desenho Universal
- Aula 06 - Parte 03 - Compreender a Incapacidade e a Funcionalidade
- Aula 07 - Parte 01 - Tecnologia nas práticas educativas
- Aula 07 - Parte 02 - Sotware e as deficiências
- Aula 07 - Parte 03 - Dimensões do uso das tecnologias educativas
- Aula 10 - Parte 01 - Escola Acessível
- Aula 10 - Parte 02 - Reconhecendo a Sala de recursos Multifuncional
- Aula 10 - Parte 03 - Espaço Multifuncional de aprender a Ser
Módulo: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
- Aula 01 - Parte 02 - Legislação da Acessibilidade
- Aula 01 - Parte 03 - Compreendendo as dimensões de acessibilidade
- Aula 02 - Parte 01 - Sobre a Inclusão Digital
- Aula 02 - Parte 02 - Universalização Tecnológica e Comunicacional
- Aula 02 - Parte 03 - A cidadania na Era da Informação
- Aula 08 - Parte 01 - Aprendendo sobre a Comunicação Alternativa
- Aula 08 - Parte 02 - Definindo um sistema de Comunicação Alternativa
- Aula 08 - Parte 03 - Comunicação Alternativa aplicada à educação
- Aula 09 - Parte 01 - Sistemas alternativos de comunicação
- Aula 09 - Parte 02 - Estratégias nos recursos para comunicação alternativa
- Aula 09 - Parte 03 - Comunicação Alternativa desenvolvendo automia
- Aula 10 - Parte 01 - Escola Acessível
- Aula 10 - Parte 02 - Reconhecendo a Sala de recursos Multifuncional
- Aula 10 - Parte 03 - Espaço Multifuncional de aprender a Ser
- O Ensino em Ambientes Informatizados
- A Educação a Distância para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- A Informática como Instrumento de Comunicação Alternativa
Módulo: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil - Parte 02: Abordagens do processo de ensino
- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil - Parte 03: A instituição escolar inclusiva
- Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente - Parte 01: Necessidades educativas especiais
- Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente - Parte 02: Processo do aprender
- Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente - Parte 03: Formação docente
- Inclusão Escolar: legislação, teoria e prática - Parte 01: Educação para todos
- Inclusão Escolar: legislação, teoria e prática - Parte 02: Políticas educacionais
- Inclusão Escolar: legislação, teoria e prática - Parte 03: Inclusão educacional
- Altas Habilidades e Superdotação - Parte 01: Concepções teóricas
- Altas Habilidades e Superdotação - Parte 02: Reconhecendo a criança com AH/SD
- Altas Habilidades e Superdotação - Parte 03: Questões éticas na educação inclusiva
- Comportamento Antissocial e a inclusão educacional - Parte 01: Fatores associados ao comportamento social inadequado
- Comportamento Antissocial e a inclusão educacional - Parte 02: Dificuldades de aprendizagem
- Comportamento Antissocial e a inclusão educacional - Parte 03: Sobre o comportamento e a educação inclusiva
- Aprendizagem das crianças com Hiperatividade - Parte 01: Características e manifestações do transtorno TDAH
- Aprendizagem das crianças com Hiperatividade - Parte 02: O contexto e percepção social
- Aprendizagem das crianças com Hiperatividade - Parte 03: O professor e o aluno com TDAH
- Transtornos do Neurodesenvolvimento - Parte 01: Conhecendo a etiologia
- Transtornos do Neurodesenvolvimento - Parte 02: Pode-se aprender?
- Transtornos do Neurodesenvolvimento - Parte 03: Relação escola-família na educação inclusiva
- Habilidades Cognitivas - Parte 01: O que são as Habilidades Cognitivas?
- Habilidades Cognitivas - Parte 02: Estilo Cognitivo
- Habilidades Cognitivas - Parte 03: Processo criativo na escolarização e educação inclusiva
- Adaptações curriculares para a Educação inclusiva - Parte 01: Operacionalizando as adaptações curriculares
- Adaptações curriculares para a Educação inclusiva - Parte 02: Recursos necessários
- Adaptações curriculares para a Educação inclusiva - Parte 03: Avaliação no curriculo adaptado
Módulo: METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Formação docente e prática pedagógica inclusiva - parte 02
- Formação docente e prática pedagógica inclusiva - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência visual - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência visual - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência visual - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual - parte 03
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento - parte 01
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento - parte 02
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento - parte 03
- Metodologia para alunos com altas abilidades/superdotação - parte 01
- Metodologia para alunos com altas abilidades/superdotação - parte 02
- Metodologia para alunos com altas abilidades/superdotação - parte 03
- Metodologia para alunos com deficiência física - parte 01
- Metodologia para alunos com deficiência física - parte 02
- Metodologia para alunos com deficiência física - parte 03
- Tecnologias assistivas - parte 01
- Tecnologias assistivas - parte 02
- Tecnologias assistivas - parte 03
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023