Educação Física Escolar com Ênfase na Inclusão
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
- Aula 1 - Parte 1 - Por que pensar a diversidade na educação?
- Aula 1 - Parte 2 - Formação docente e áreas de atuação
- Aula 1 - Parte 3 - Diversidade curricular: um desafio
- Aula 2 - Parte 1 - Educação básica
- Aula 2 - Parte 2 - Educação superior
- Aula 2 - Parte 3 - Políticas públicas na avaliação da aprendizagem
- Aula 3 - Parte 1 - Definição de modalidades de ensino
- Aula 3 - Parte 2 - Finalidades e objetivos
- Aula 3 - Parte 3 - Características curriculares e diretrizes
- Aula 4 - Parte 1 - A educação técnica de nível médio
- Aula 4 - Parte 2 - Educação profissional e tecnológica
- Aula 4 - Parte 3 - Abrangência de cursos x mercado de trabalho
- Aula 5 - Parte 1 - O que é a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 2 - O que pretende a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 3 - Legislação específica e a LDB
- Aula 6 - Parte 1 - O objetivo da educação de jovens e adultos
- Aula 6 - Parte 2 - Direito de acesso e gratuidade
- Aula 6 - Parte 3 - Ações e programas de incentivo e certificação conforme a lei
- Aula 7 - Parte 1 - Definições da Lei para a educação especial
- Aula 7 - Parte 2 - Adaptações para o atendimento a alunos especiais
- Aula 7 - Parte 3 - Desafios para a educação especial ser inclusiva
- Aula 8 - Parte 1 - O que é educação a distância
- Aula 8 - Parte 2 - Legislação específica da educação a distância
- Aula 8 - Parte 3 - Regulamentação e certificação
- Aula 9- Parte 1 - Educação no campo
- Aula 9 - Parte 2 - Educação indígena
- Aula 9 - Parte 3 - O que diz a lei sobre a educação indígena?
- Aula 10 - Parte 1 - Ações e políticas públicas para a universalização de acesso à educação
- Aula 10 - Parte 2 - A contribuição das ações de incentivo à educação
- Aula 10 - Parte 3 - O profissional da educação como agente de mudanças
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Repensando a formação docente - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
- Filogênese da Motricidade Humana
- Psicomotricidade: uma categoria em discussão
- Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
- O corpo hábil
- O Corpo hábil I
- O Corpo Consciente
- O Corpo Consciente I
- Corpo Significante
- Motivações Internas para a Relação
- Corpo Significante
- Corpo Significante
- Psicomotricidade Relacional
- Revisão
- Revisão
Módulo: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação - parte 02
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação - parte 03
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 01
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 02
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento - parte 03
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 01
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 02
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett - parte 03
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 01
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 02
- Transtornos Globais do Desenvolvimento ? Condutas Típicas - parte 03
- O aluno com Altas Habilidades - parte 01
- O aluno com Altas Habilidades - parte 02
- O aluno com Altas Habilidades - parte 03
- O aluno com Superdotação - parte 01
- O aluno com Superdotação - parte 02
- O aluno com Superdotação - parte 03
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 01
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 02
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 03
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 01
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 02
- O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação - parte 03
Módulo: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
- Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos
- Jogo e educação
- O brincar e a criança de 0 a 12 anos
- Os profissionais da Educação Básica e o jogo
- O brinquedo
- Classificação dos jogos e brincadeiras
- O brincar na atualidade
Módulo: DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
- A ação pedagógica diante da diversidade: formação competente
- A inclusão através dos tempos
- Diversidade na aprendizagem e ?diversidade na ensinagem?
- A construção dos laços afetivos no ambiente escolar
- Inteligências múltiplas
- O filho com deficiência
- Prevenção
- Crises convulsivas
- Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID)
- Transtornos de comportamento disruptivo
- Deficiência intelectual e visual
- Deficiência física e auditiva
- Diversidade na sala de aula
- Aspectos emocionais e o cotidiano escolar
Módulo: JOGOS, RECREAÇÃO E LAZER
- Lazer e Recreação
- Os tipos de Jogos
- Criatividade
- Criatividade: a missão possível
- O brincar de ontem e de hoje
- Jogos de música, teatro e dança
- Avaliação nas Atividade Lúdicas e Recreativas
Módulo: METODOLOGIA DO ENSINO E A DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- O reconhecimento da Educação Física Escolar - parte 02
- O reconhecimento da Educação Física Escolar - parte 03
- Educação Física na Educação Infantil - parte 01
- Educação Física na Educação Infantil - parte 02
- Educação Física na Educação Infantil - parte 03
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - parte 01
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - parte 02
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - parte 03
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - parte 04
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais - parte 01
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais - parte 02
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais - parte 03
- Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais - parte 04
- Educação Física no Ensino Médio - parte 01
- Educação Física no Ensino Médio - parte 02
- Educação Física no Ensino Médio - parte 03
- Educação Física e os jogos e as brincadeiras - parte 01
- Educação Física e os jogos e as brincadeiras - parte 02
- Educação Física e os jogos e as brincadeiras - parte 03
- Educação Física e a ginástica - parte 01
- Educação Física e a ginástica - parte 02
- Educação Física e a ginástica - parte 03
- Educação Física e as lutas - parte 01
- Educação Física e as lutas - parte 02
- Educação Física e as lutas - parte 03
- Educação Física e a dança - parte 01
- Educação Física e a dança - parte 02
- Educação Física e a dança - parte 03
- Educação Física e o esporte - parte 01
- Educação Física e o esporte - parte 02
- Educação Física e o esporte - parte 03
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023