Educação Inclusiva
MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 9: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 8: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Inclusão e Educação Matemática
MÓDULO 1: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA I
- Conceituando ensino integrado e o inclusivo
- Parceria entre escola e família: a educação inclusiva
- Declaração de Salamanca
MÓDULO 2: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA II
- Planejamento Curricular e inclusão
- A escola como espaço privilegiado de educação
- Família e relacionamentos sociológicos
MÓDULO 3: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA I
- Prática inclusiva em sala de aula
- Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
MÓDULO 4: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA II
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Currículos excludentes na escola
MÓDULO 5: ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
- Alunos com deficiência I
- Alunos com deficiência II
MÓDULO 6: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva
MÓDULO 7: IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS
- Alunos com necessidades educacionais especiais 2
- Alunos com necessidades educacionais especiais 3
- Alunos com necessidades educacionais especiais 4
MÓDULO 10: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NEUROAPRENDIZAGEM
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023