Educação Inclusiva

MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS

- A evolução histórica dos direitos humanos
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia - princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

MÓDULO 9: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

- Diversidade e educação
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade
- Diversidade e inclusão social na sala de aula

MÓDULO 8: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO

- Dificuldades de aprendizagem e o ensino
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Inclusão e Educação Matemática

MÓDULO 1: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA I

- A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
- Conceituando ensino integrado e o inclusivo
- Parceria entre escola e família: a educação inclusiva
- Declaração de Salamanca

MÓDULO 2: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA II

- Identidade e atendimento: diferença entre deficiência e incapacidade
- Planejamento Curricular e inclusão
- A escola como espaço privilegiado de educação
- Família e relacionamentos sociológicos

MÓDULO 3: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA I

- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Prática inclusiva em sala de aula
- Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos

MÓDULO 4: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA II

- Interação social dos alunos
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Currículos excludentes na escola

MÓDULO 5: ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

- O conceito de deficiência
- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
- Alunos com deficiência I
- Alunos com deficiência II

MÓDULO 6: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Tecnologia e Educação Inclusiva

MÓDULO 7: IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS

- Alunos com necessidades educacionais especiais 1
- Alunos com necessidades educacionais especiais 2
- Alunos com necessidades educacionais especiais 3
- Alunos com necessidades educacionais especiais 4

MÓDULO 10: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NEUROAPRENDIZAGEM

- Aprendizagem baseada no cérebro
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Educação Inclusiva
Educação Inclusiva
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

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