Enologia

Módulo: Fundamentos de Bebidas

- Origem do bar e coquetelaria clássica
- Bebidas fermentadas: Cerveja Ale e Lambic
- Bebidas destiladas
- Bebidas não alcoólicas

Módulo: Bebidas e Harmonizações

- Da coquetelaria clássica à mixologia
- Zitogastronomia
- O barman
- O barista

Módulo: Introdução a Enologia

- Introdução à enologia
- Do plantio ao vinho
- Técnicas de vinificação
- Sistemas alternativos de vinificação e práticas enológicas

Módulo: Enologia I

- Tipos de uvas e de vinhos
- Enologia Europeia
- Enologia no Brasil
- Técnicas de degustação

Módulo: Enologia II

- Análise sensorial de vinhos tintos
- Análise sensorial de vinhos branco e rosé
- Análise sensorial de espumantes
- Vinhos e harmonização

Módulo: Enologia III

- O serviço do vinho
- Adegas
- Carta de vinhos
- Queijos e vinhos franceses

Módulo: Gestão do Empreendedorismo Gastronômico

- Planejamento e modelagem de empreendimentos de alimentos e bebidas
- Mercado, marketing e vendas em empreendimentos de alimentos e bebidas
- Infraestrutura e operações de empreendimentos de alimentos e bebidas
- Finanças em empreendimentos de alimentos e bebidas

Módulo: Gestão do Empreendedorismo Gastronômico II

- Inovação da área de alimentação
- Gestão de um empreendimento de alimentos e bebidas
- Novos negócios de alimentos e bebidas no Brasil
- Tendências e oportunidades do setor de alimentos e bebidas

Módulo: Gestão de recursos, custos e formação do preço de venda

- Fundamentos de logística e de compras em gastronomia
- Legislação, logística e compras em alimentos e bebidas
- Seleção de fornecedores em alimentos e bebidas
- Gestão de estoques em empreendimentos de alimentos e bebidas

Módulo: Gestão de recursos, custos e formação do preço de venda II

- Custos de produção em alimentos e serviços
- Cálculo do custo por prato
- Cálculo do preço de venda dos produtos em gastronomia
- Fundamentos de contabilidade de custos em gastronomia

Módulo: Comunicação Gastronômica

- Fotografia para gastronomia
- Produção de vídeos para gastronomia
- Jornalismo gastronômico
- Hospitalidade em Gastronomia

Módulo: Marketing para o segmento Gastronômico

- Planejamento de Cardápios
- Adaptações de Menus
- Marketing para Gastronomia
- Marketing Sensorial no segmento de Alimentação
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Enologia
Enologia
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais da Gastronomia e interessados em Enologia e Gestão Gastronômica


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

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