Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas

Módulo: Metodologias Ativas I

- Metodologia Ativa
- One minute thesis
- Design thinking
- **Think pair share (TPS)

Módulo: Metodologias Ativas Ii

- A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
- Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
- Aprendizagem baseada em projetos e em problemas
- Storyboard/storytelling

Módulo: ENSINO REMOTO (Ensino Híbrido) E O PROFESSOR TRACKS

- Ensino Híbrido
- Modelo híbrido de ensino e aprendizagem
- Blended learning ? educação híbrida e sala de aula invertida
- Os professores daqui a cem anos

Módulo: O PAPEL DO PROFESSOR NA CULTURA DIGITAL

- O processo de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital
- A Tecnologia como Área do Conhecimento Humano: conceito e evolução histórica
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Subjetividade, imaginários e o impacto das tecnologias

Módulo: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS I ( Tempos de Incerteza)

- A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza
- Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente
- Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
- Ciberespaço e Educação a Distância: novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente

Módulo: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA II ( Interatividade no Ciberespaço)

- A Interatividade no Ciberespaço: o conhecimento compartilhado
- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
- A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades
- Os Modos de Produção e Recepção do Texto Escrito no Ciberespaço: a hipertextualidade

Módulo: METODOLOGIAS ATIVAS III

- Resolução de Problemas
- Trilhas de Aprendizagem como organização curricular
- Objetos de Aprendizagem
- Brainwriting/Brainstorm

Módulo: COMO TER PRÁTICAS EDUCACIONAIS DIGITAIS

- Uso pedagógico de programas de edição de texto e apresentação
- Editores de imagens
- Internet: colaboração e autoria
- Abordagens para o uso do computador na educação

Módulo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA I

- O material didático para EaD
- Ferramentas de Comunicação e Gerenciamento
- Arquitetura Pedagógica na EaD
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Módulo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA II

- A contribuição das tecnologias da Web 3D para a Educação a distância
- Avaliação em Educação a Distância
- Perfil e Atribuições do Professor, do Tutor e do Aluno na Educação a Distância
- Aprendizagem colaborativa na Educação a Distância com o uso das tecnologias da Web

Módulo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA III

- Uso de Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) na Educação a Distância
- Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação
- A Evolução tecnológica e a Educação a Distância no Brasil
- Desafios da Educação a Distância

Módulo: PRÁTICA DA IMAGEM PESSOAL

- Percepção e comunicação interpessoal
- Conceito e princípios da imagem pessoal
- Motivação e emoção
- Comportamento social
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas
Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.

A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up