Metodologia do Ensino de Matemática
MÓDULO 11: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 1: DIRETRIZES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
- Ensinando Matemática equitativamente para todas as crianças
- Ensinando Matemática na era dos padrões curriculares NCTM
- Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: segundo ciclo
MÓDULO 2: COMPREENSÃO DA MATEMÁTICA
- Desenvolvendo a compreensão em Matemática
- A aprendizagem dos conteúdos escolares
- O desenho como representação do pensamento matemático da criança
MÓDULO 3: A MATEMÁTICA NA VIDA ESCOLAR
- A transdisciplinaridade e a organização do currículo
- Metadisciplinaridade e Interdisciplinaridade
- As disciplinas e suas inter-relações
MÓDULO 4: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
- A avaliação da eficácia de projetos
- Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
- Ensinando pela resolução de problemas.
MÓDULO 5: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
- A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Tecnologias e Matemática escolar
MÓDULO 6: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A INCLUSÃO
- Prática inclusiva em sala de aula
- Inclusão e Educação Matemática
- Tecnologia e Educação Inclusiva
MÓDULO 7: FATOS FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA
- O desenvolvimento do valor posicional com números naturais
- Ajudando crianças a dominar os fatos fundamentais
- Algoritmos Tradicionais para adição e subtração
MÓDULO 8: OPERAÇÕES ALGÉBRICAS
- Pensamento algébrico: generalizações e padrões
- Estratégias para cálculos com números naturais
- Explorando os conceitos de probabilidade
MÓDULO 9: RAZÃO E PROPORÇÃO
- Os conceitos de decimal, porcentagem e o cálculo decimal
- Desenvolvimento dos conceitos de fração
- Cálculo com frações
MÓDULO 10: MATEMÁTICA ESPACIAL
- Trabalhando com medidas
- Aprendizagem sobre transformações, localização e visualização
- Conceitos em análise de dados
MÓDULO 12: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
- Processo Geral de solução de Problemas
- Projeto e Organização do Trabalho (Ênfase em agronegócio)
- Pedagogia de Projetos
Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023