Metodologia do Ensino de Matemática

MÓDULO 11: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia - princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

MÓDULO 1: DIRETRIZES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

- Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber
- Ensinando Matemática equitativamente para todas as crianças
- Ensinando Matemática na era dos padrões curriculares NCTM
- Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: segundo ciclo

MÓDULO 2: COMPREENSÃO DA MATEMÁTICA

- Explorando o que significa fazer Matemática
- Desenvolvendo a compreensão em Matemática
- A aprendizagem dos conteúdos escolares
- O desenho como representação do pensamento matemático da criança

MÓDULO 3: A MATEMÁTICA NA VIDA ESCOLAR

- Perspectiva da Educação Infantil ao Ensino Médio
- A transdisciplinaridade e a organização do currículo
- Metadisciplinaridade e Interdisciplinaridade
- As disciplinas e suas inter-relações

MÓDULO 4: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

- Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar
- A avaliação da eficácia de projetos
- Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
- Ensinando pela resolução de problemas.

MÓDULO 5: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
- A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Tecnologias e Matemática escolar

MÓDULO 6: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A INCLUSÃO

- Declaração de Salamanca
- Prática inclusiva em sala de aula
- Inclusão e Educação Matemática
- Tecnologia e Educação Inclusiva

MÓDULO 7: FATOS FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA

- Desenvolvimento inicial de conceitos numéricos e do senso numérico
- O desenvolvimento do valor posicional com números naturais
- Ajudando crianças a dominar os fatos fundamentais
- Algoritmos Tradicionais para adição e subtração

MÓDULO 8: OPERAÇÕES ALGÉBRICAS

- Desenvolvendo Significados para as operações
- Pensamento algébrico: generalizações e padrões
- Estratégias para cálculos com números naturais
- Explorando os conceitos de probabilidade

MÓDULO 9: RAZÃO E PROPORÇÃO

- Raciocínio proporcional
- Os conceitos de decimal, porcentagem e o cálculo decimal
- Desenvolvimento dos conceitos de fração
- Cálculo com frações

MÓDULO 10: MATEMÁTICA ESPACIAL

- Desenvolvendo conceitos de medida
- Trabalhando com medidas
- Aprendizagem sobre transformações, localização e visualização
- Conceitos em análise de dados

MÓDULO 12: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

- Planejamento, Pesquisa e Projeto de Pesquisa
- Processo Geral de solução de Problemas
- Projeto e Organização do Trabalho (Ênfase em agronegócio)
- Pedagogia de Projetos
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Metodologia do Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino de Matemática
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up