Neuroaprendizagem

Módulo: Desenvolvimento Cognitivo

- Concepção do desenvolvimento humano
- Desenvolvimento Cognitivo
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes

Módulo: SISTEMA NERVOSO

- A escola como sistema social
- Sistema Nervoso Central: Encéfalo
- Aprendizagem, memória, linguagem e fala
- Sistema Nervoso Central: Medula Espinhal

Módulo: FUNÇÕES PSICOLÓGICAS

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
- Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção.
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- A ação docente subjetiva

Módulo: Desenvolvimento da linguagem e Neurociência

- Desenvolvimento da linguagem
- As teorias de aquisição da linguagem
- A teoria de Piaget
- Neurociência e linguagem

Módulo: Desenvolvimento Psicomotor

- Motricidade e Pensamento
- Desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicomotor
- Corpo e Personalidade
- Movimento criativo

Módulo: Abordagens sobre Aprendizagem I

- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem

Módulo: Abordagens sobre Aprendizagem II

- Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento
- Processos psicológicos da aprendizagem
- Teorias da aprendizagem
- Afetividade e processos de ensino e aprendizagem

Módulo: Dificuldades de Aprendizagem I

- Intervenção psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem
- Necessidade curricular frente às dificuldades de aprendizagem
- Dificuldades de aprendizagem e o ensino
- Manutenção, transferência e generalização das aprendizagens

Módulo: Dificuldades de Aprendizagem II

- A aprendizagem e o ensino das estratégias
- Avaliação da cognição e metacognição
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo

Módulo: Distúrbios e Transtornos

- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) - elementos e intervenção
- Dislexia

Módulo: Distúrbios e Transtornos II

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- Definição de transtornos globais do desenvolvimento
- TGD e potencialização da aprendizagem
- TGD e implicações para a aprendizagem

Módulo: Neurociências e as altas habilidades/superdotação

- Altas habilidades/superdotação: conceito
- A neurociência e as altas habilidades/superdotação
- Processos de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação
- Altas habilidades/superdotação e o uso de tecnologias digitais no contexto escolar
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Neuroaprendizagem
Neuroaprendizagem
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais da educação e interessados em Neuroaprendizagem


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up