Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 11: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
MÓDULO 1: NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE I
- Técnicas de Leitura e Revisão do Sistema BRAILLE
- Observações e normas de Aplicação do BRAILLE: sinal de letras maiúsculas
- Escrita BRAILLE em contexto informático:símbolos Informáticos usados
MÓDULO 2: NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE II
- Revisão de textos em BRAILLE: primeira revisão
- Pontuações e sinais acessórios: parênteses e colchetes, aspas
- Técnicas de Leitura e Escrita do Sistema Braille
MÓDULO 3: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais
- Libras como língua natural e Português como segunda língua
- Estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS
MÓDULO 4: SURDEZ, CAUSAS E POLÍTICAS DE PREVENÇÃO
- História da Educação de Surdos
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Comunidade, Cultura e Identidade Surda
MÓDULO 5: EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
- Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue
- A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
MÓDULO 6: MECANISMOS DE PRODUÇÃO DA FALA
- Aprendizagem, memória, linguagem e fala
- O aparelho fonador e os tipos de sons
- Onda Sonora
MÓDULO 7: AUDIÇÃO
- Anatomia do sistema auditivo
- Fisiologia da audição – orelha externa e média
- Fisiologia da audição – orelha interna e via auditiva central
MÓDULO 8: PATOLOGIAS DA AUDIÇÃO
- Patologias da orelha interna
- Patologias da orelha média
- Patologias da via auditiva central
MÓDULO 9: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023