Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras

MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

MÓDULO 11: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

- Fundamentos da Educação
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista

MÓDULO 1: NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE I

- O sistema BRAILLE: definição e importância
- Técnicas de Leitura e Revisão do Sistema BRAILLE
- Observações e normas de Aplicação do BRAILLE: sinal de letras maiúsculas
- Escrita BRAILLE em contexto informático:símbolos Informáticos usados

MÓDULO 2: NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE II

- Símbolos usados em outros idiomas: Inglês, Espanhol
- Revisão de textos em BRAILLE: primeira revisão
- Pontuações e sinais acessórios: parênteses e colchetes, aspas
- Técnicas de Leitura e Escrita do Sistema Braille

MÓDULO 3: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

- Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica
- Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais
- Libras como língua natural e Português como segunda língua
- Estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS

MÓDULO 4: SURDEZ, CAUSAS E POLÍTICAS DE PREVENÇÃO

- Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção
- História da Educação de Surdos
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Comunidade, Cultura e Identidade Surda

MÓDULO 5: EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil.
- Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue
- A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos

MÓDULO 6: MECANISMOS DE PRODUÇÃO DA FALA

- MECANISMO DE PRODUCAO DA FALA
- Aprendizagem, memória, linguagem e fala
- O aparelho fonador e os tipos de sons
- Onda Sonora

MÓDULO 7: AUDIÇÃO

- Audição
- Anatomia do sistema auditivo
- Fisiologia da audição – orelha externa e média
- Fisiologia da audição – orelha interna e via auditiva central

MÓDULO 8: PATOLOGIAS DA AUDIÇÃO

- Patologias da orelha externa
- Patologias da orelha interna
- Patologias da orelha média
- Patologias da via auditiva central

MÓDULO 9: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras
Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais que possam atender as mais variadas necessidades educacionais de forma inclusiva, como educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, cuidadores e interessados pelo tema.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

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