Alfabetização para Jovens e Adultos
MÓDULO 1 – ASPECTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
- Conceito e Objeto da Filosofia
- Senso comum e ciência na Educação
- A Condição humana
- A filosofia, a formação do educador e as práticas educativas
- Senso comum e ciência na Educação
- A Condição humana
- A filosofia, a formação do educador e as práticas educativas
MÓDULO 2 – PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO
- Noção de filosofia da educação: mito da caverna
- Linguagem, conhecimento e pensamento
- O mundo dos valores
- A violência
- Linguagem, conhecimento e pensamento
- O mundo dos valores
- A violência
MÓDULO 3 – A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
- O Início da escolarização no Brasil e a educação jesuítica
- Escola Nova: importantes Educadores e Teóricos europeus e norte-americanos
- Escola Nova no Brasil
- Escola e ensino durante a ditadura militar no Brasil
- Escola Nova: importantes Educadores e Teóricos europeus e norte-americanos
- Escola Nova no Brasil
- Escola e ensino durante a ditadura militar no Brasil
MÓDULO 4 – A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Dimensões sócio-histórica, políticas e estruturais da organização da Educação de Jovens e Adultos I
- Dimensões sócio-histórica, políticas e estruturais da organização da Educação de Jovens e Adultos II
- EJA a partir de 1980: a redemocratização e os novos ideias da República Nova
- A Educação de Jovens e Adultos a partir das décadas de 1990 e 2000: perspectivas pós-2015
- Dimensões sócio-histórica, políticas e estruturais da organização da Educação de Jovens e Adultos II
- EJA a partir de 1980: a redemocratização e os novos ideias da República Nova
- A Educação de Jovens e Adultos a partir das décadas de 1990 e 2000: perspectivas pós-2015
MÓDULO 5 – IDENTIDADOS SOCIAIS E CULTURAIS DOS JOVENS E ADULTOS
- Alfabetizar na Educação de Jovens e Adultos: Ampliar os conceitos para aprimorar a prática
- Os estudantes da EJA
- O perfil dos estudantes da EJA
- O papel da escola e dos professores da EJA
- Os estudantes da EJA
- O perfil dos estudantes da EJA
- O papel da escola e dos professores da EJA
MÓDULO 6 – PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Leitura e escrita como processo interativo
- Leitura e práticas comunicativas
- O conhecimento prévio da Leitura
- Estratégias de leitura
- Leitura e práticas comunicativas
- O conhecimento prévio da Leitura
- Estratégias de leitura
MÓDULO 7 – O TRABALHO DOCENTE NA EJA
- A organização do trabalho docente
- A organização do trabalho docente na EJA
- A importância do Tema Gerador para se estruturar o planejamento em EJA
- Os projetos didáticos
- A organização do trabalho docente na EJA
- A importância do Tema Gerador para se estruturar o planejamento em EJA
- Os projetos didáticos
MÓDULO 8 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
- Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem
- O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
- Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação
- O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
- Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação
MÓDULO 9 – TIPOS DE AVALIAÇÃO I
- Avaliação Diagnóstica
- Avaliação Formativa
- Avaliação Somativa
- Avaliar por meio de portfólios
- Avaliação Formativa
- Avaliação Somativa
- Avaliar por meio de portfólios
MÓDULO 10 – TIPOS DE AVALIAÇÃO II
- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
- Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula
- A avaliação em projetos de trabalho
- Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos
- Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula
- A avaliação em projetos de trabalho
- Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos
MÓDULO 11 – SISTEMAS DE AVALIAÇÃO BRASILEIROS
- A Lei 9394/96 (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação no Brasil
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar
- O Censo da Educação superior, Enade, Sinae
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar
- O Censo da Educação superior, Enade, Sinae
MÓDULO 12 – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
- Sujeitos e Processos Educacionais na Modernidade
- Contribuições do Pensamento Pedagógico Crítico e Progressista
- Formação e profissionalização docente no Brasil
- A Educação na atualidade, desafios e possibilidades
- Contribuições do Pensamento Pedagógico Crítico e Progressista
- Formação e profissionalização docente no Brasil
- A Educação na atualidade, desafios e possibilidades
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Pedagogos, licenciados e demais pessoas interessadas no tema. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023