Alfabetização para Jovens e Adultos

MÓDULO 1 – ASPECTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

- Conceito e Objeto da Filosofia
- Senso comum e ciência na Educação
- A Condição humana
- A filosofia, a formação do educador e as práticas educativas

MÓDULO 2 – PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO

- Noção de filosofia da educação: mito da caverna
- Linguagem, conhecimento e pensamento
- O mundo dos valores
- A violência

MÓDULO 3 – A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

- O Início da escolarização no Brasil e a educação jesuítica
- Escola Nova: importantes Educadores e Teóricos europeus e norte-americanos
- Escola Nova no Brasil
- Escola e ensino durante a ditadura militar no Brasil

MÓDULO 4 – A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

- Dimensões sócio-histórica, políticas e estruturais da organização da Educação de Jovens e Adultos I
- Dimensões sócio-histórica, políticas e estruturais da organização da Educação de Jovens e Adultos II
- EJA a partir de 1980: a redemocratização e os novos ideias da República Nova
- A Educação de Jovens e Adultos a partir das décadas de 1990 e 2000: perspectivas pós-2015

MÓDULO 5 – IDENTIDADOS SOCIAIS E CULTURAIS DOS JOVENS E ADULTOS

- Alfabetizar na Educação de Jovens e Adultos: Ampliar os conceitos para aprimorar a prática
- Os estudantes da EJA
- O perfil dos estudantes da EJA
- O papel da escola e dos professores da EJA

MÓDULO 6 – PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

- Leitura e escrita como processo interativo
- Leitura e práticas comunicativas
- O conhecimento prévio da Leitura
- Estratégias de leitura

MÓDULO 7 – O TRABALHO DOCENTE NA EJA

- A organização do trabalho docente
- A organização do trabalho docente na EJA
- A importância do Tema Gerador para se estruturar o planejamento em EJA
- Os projetos didáticos

MÓDULO 8 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

- Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem
- O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
- Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação

MÓDULO 9 – TIPOS DE AVALIAÇÃO I

- Avaliação Diagnóstica
- Avaliação Formativa
- Avaliação Somativa
- Avaliar por meio de portfólios

MÓDULO 10 – TIPOS DE AVALIAÇÃO II

- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
- Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula
- A avaliação em projetos de trabalho
- Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos

MÓDULO 11 – SISTEMAS DE AVALIAÇÃO BRASILEIROS

- A Lei 9394/96 (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação no Brasil
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar
- O Censo da Educação superior, Enade, Sinae

MÓDULO 12 – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

- Sujeitos e Processos Educacionais na Modernidade
- Contribuições do Pensamento Pedagógico Crítico e Progressista
- Formação e profissionalização docente no Brasil
- A Educação na atualidade, desafios e possibilidades
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará a Pós-Graduação EAD em Alfabetização para Jovens e Adultos 720 horas e suas Unidades de Aprendizagem (Módulos). Cada Unidade de Aprendizagem é composta por: uma breve descrição, uma apresentação, uma videoaula, um quiz com cinco questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo e, por fim, referencial teórico e materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não comporá sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C, D), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo de 15 ou 30 dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Alfabetização para Jovens e Adultos
Alfabetização para Jovens e Adultos
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Pedagogos, licenciados e demais pessoas interessadas no tema.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up