Legislação Educacional

Módulo: Didática do Ensino Superior

- Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

Módulo: Estrutura Escolar

- A escola como sistema social
- O cerne técnico: aprendiz e ensino
- Estrutura nas escolas
- Indivíduos nas escolas

Módulo: Estrutura Escolar II

- Poder e Política das escolas
- Ambientes externos e responsabilização das escolas
- Eficiência escolar
- Tomada de decisão nas escolas

Módulo: Organização e Legislação da Educação

- Estrutura do ensino conforme a legislação
- A organização da educação nacional e os sistemas de ensino
- Instâncias administrativas e organizacionais
- Plano Nacional de Educação

Módulo: Organização e Legislação da Educação II

- Características gerais da educação básica
- Características gerais da educação infantil
- Ensino fundamental de 9 anos
- Finalidades, duração e organização do ensino médio

Módulo: Organização e Legislação da Educação III

- Educação de jovens e adultos
- Currículo e a legislação educacional
- A formação dos profissionais da educação
- Financiamento da educação escolar

Módulo: Política e Legislação Educacional

- O campo da Política Educacional
- Histórico da legislação educacional brasileira
- Trabalho docente e política educacional
- Construção do conhecimento em educação profissionalizante e tecnológica

Módulo: Política e Legislação Educacional II

- A legislação educacional contemporânea: a Constituição e a educação como direito
- A legislação educacional contemporânea: a LDB
- A organização da escola básica no Brasil
- O financiamento da educação e o FUNDEB

Módulo: Política e Legislação Educacional III

- O Estado e a Educação
- As redefinições do público e do privado na Política Educacional
- Globalização e Política Educacional
- Política Educacional de avaliação escolar

Módulo: Política e Legislação Educacional IV

- Órgãos de Participação e Representação na Educação
- Pesquisando Política Educacional: o ciclo de politicas
- Política Educacional contemporânea: debates sobre a Base Nacional Comum Curricular
- Política Educacional contemporânea: debates sobre a Reforma do Ensino Médio

Módulo: Políticas Públicas e educação

- Introdução ao estudo das políticas públicas em educação
- A concepção de políticas públicas educacionais na atualidade
- Princípios e fins da educação nacional - Artigos 2º e 3º da LDBEN (Lei n°. 9394/96)
- Declaração da UNESCO-ONU sobre a educação

Módulo: Legislação e Inclusão

- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (2003)
- Altas habilidades/superdotação e a legislação
- Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Legislação Educacional
Legislação Educacional
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais da educação e interessados em Legislação Educacional


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

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