Transtorno do Espectro Autista (TEA): Inclusão Escolar e Social
MÓDULO 1: DO CONCEITO DE DEFICIÊNCIA
- O conceito de deficiência
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
MÓDULO 2: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
MÓDULO 4: HABILIDADES SOCIAIS E A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
- O que é atenção compartilhada?
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
MÓDULO 5: TERAPIA OCUPACIONAL, HABILIDADES FUNCIONAIS E COGNITIVAS
- A configuração dos fundamentos da Terapia Ocupacional no Brasil
- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA
- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA
MÓDULO 6: O COMPORTAMENTO VERBAL
- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
MÓDULO 7: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO 8: MUSICOTERAPIA E O TEA
- Treinamento da Percepção Auditiva e Controle da Atenção Musical
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
MÓDULO 9: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 10: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA
- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 11: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA
- Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
MÓDULO 12: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO ESTRUTURADO NO MODELO TEACCH
- Modelo Teacch: conceituação e aspectos teóricos
- Práticas de Avaliação e Intervenção no Teacch aplicado ao TEA
- Estratégias de Comunicação Aumentativa Preconizadas pelo Modelo Teacch
- Adaptação educacional e dos espaços escolares para indivíduos com TEA
- Práticas de Avaliação e Intervenção no Teacch aplicado ao TEA
- Estratégias de Comunicação Aumentativa Preconizadas pelo Modelo Teacch
- Adaptação educacional e dos espaços escolares para indivíduos com TEA
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso destina-se a profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Pedagogia, entre outras, que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos e habilidades para lidar com o TEA e contribuir efetivamente para a inclusão de indivíduos autistas |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023