Psicopedagogia em Transtorno do Espectro Autista
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Psicologia Educacional
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Psicologia Educacional
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM I
- Concepção do desenvolvimento humano
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM II
- Teorias da aprendizagem
- A interdependência dos processos de atenção, memória e aprendizagem
- Funcionamento Executivo, Atenção e Memória no processo de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- A interdependência dos processos de atenção, memória e aprendizagem
- Funcionamento Executivo, Atenção e Memória no processo de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
MÓDULO 4: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
MÓDULO 5: O COMPORTAMENTO VERBAL
- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
MÓDULO 6: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
MÓDULO 7: ASPECTOS DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
MÓDULO 8: PRÁTICAS E EXERCÍCIOS DE PSICOMOTRICIDADE
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras
MÓDULO 9: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO 10: PROCESSO DE ENSINO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
- Modelagem e modelação
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos
MÓDULO 11: HABILIDADES DE ENSINO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
- O pareamento dos estímulos
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
MÓDULO 12: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- A análise funcional e o TEA
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
MÓDULO 13: AS HABILIDADES ACADÊMICAS
- O que é equivalência de estímulos?
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
MÓDULO 14: ABA NA ESCOLA E O PAPEL DOS PAIS
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 750 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O programa destina-se a psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, e outros profissionais da área da educação e saúde interessados em atuar de maneira mais eficaz com crianças e adolescentes com TEA. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023