Psicopedagogia em Transtorno do Espectro Autista

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Psicologia Educacional

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM I

- Concepção do desenvolvimento humano
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem

MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM II

- Teorias da aprendizagem
- A interdependência dos processos de atenção, memória e aprendizagem
- Funcionamento Executivo, Atenção e Memória no processo de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo

MÓDULO 4: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil

MÓDULO 5: O COMPORTAMENTO VERBAL

- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos

MÓDULO 6: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola

MÓDULO 7: ASPECTOS DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição

MÓDULO 8: PRÁTICAS E EXERCÍCIOS DE PSICOMOTRICIDADE

- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras

MÓDULO 9: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA

- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa

MÓDULO 10: PROCESSO DE ENSINO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

- Modelagem e modelação
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos

MÓDULO 11: HABILIDADES DE ENSINO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

- O pareamento dos estímulos
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?

MÓDULO 12: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

- A análise funcional e o TEA
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação

MÓDULO 13: AS HABILIDADES ACADÊMICAS

- O que é equivalência de estímulos?
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor

MÓDULO 14: ABA NA ESCOLA E O PAPEL DOS PAIS

- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação final com 10 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 60% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Psicopedagogia em Transtorno do Espectro Autista
Psicopedagogia em Transtorno do Espectro Autista
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 750 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O programa destina-se a psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, e outros profissionais da área da educação e saúde interessados em atuar de maneira mais eficaz com crianças e adolescentes com TEA.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up