Educação na Perspectiva Inclusiva
MÓDULO 12 – LIBRAS
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
- Legislação: Lei n°10.436
- Dicas de convivência
MÓDULO 1 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ASPECTOS TEÓRICOS
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
MÓDULO 2 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS I
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 3 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS II
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
MÓDULO 4 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS III
- Capacidade atencional
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diferenças de Gênero e Educação
MÓDULO 5 – METODOLOGIAS PARA ENSINO INCLUSIVO I
- Planejamento Curricular e inclusão
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Processos educativos não escolares
MÓDULO 6 – METODOLOGIAS PARA ENSINO INCLUSIVO II
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Processos educativos não escolares
MÓDULO 7 – AS TICS E O ENSINO INCLUSIVO
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
MÓDULO 8 – PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Avaliação e prática psicomotoras
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
MÓDULO 9 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- Diversidade sociocultural
MÓDULO 10 – APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
MÓDULO 11 – A HOLÍSTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Como preparar os professores para ensinar todos os alunos
- Interação social dos alunos
- A Educação na atualidade, desafios e possibilidades
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O público-alvo do curso de pós-graduação em Educação Inclusiva são profissionais da área da educação, tais como pedagogos, psicopedagogos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, entre outros. Além disso, também podem ser incluídos profissionais de áreas afins, como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, que trabalham em instituições que oferecem atendimento educacional especializado, como escolas especiais, centros de atendimento educacional especializado, entre outros. O curso também é destinado a profissionais que desejam se especializar em educação inclusiva para atuar em escolas regulares e promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023