Educação na Perspectiva Inclusiva

MÓDULO 12 – LIBRAS

- Parâmetros da Libras
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
- Legislação: Lei n°10.436
- Dicas de convivência

MÓDULO 1 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ASPECTOS TEÓRICOS

- O conceito de deficiência
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva

MÓDULO 2 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS I

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 3 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS II

- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção

MÓDULO 4 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS III

- Dislexia
- Capacidade atencional
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Diferenças de Gênero e Educação

MÓDULO 5 – METODOLOGIAS PARA ENSINO INCLUSIVO I

- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Processos educativos não escolares

MÓDULO 6 – METODOLOGIAS PARA ENSINO INCLUSIVO II

- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Processos educativos não escolares

MÓDULO 7 – AS TICS E O ENSINO INCLUSIVO

- Tecnologia e Educação Inclusiva
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC

MÓDULO 8 – PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO

- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Avaliação e prática psicomotoras
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças

MÓDULO 9 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- Diversidade sociocultural

MÓDULO 10 – APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS

- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências

MÓDULO 11 – A HOLÍSTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Como preparar os professores para ensinar todos os alunos
- Interação social dos alunos
- A Educação na atualidade, desafios e possibilidades
Como funciona:
O curso de pós-graduação em Educação Inclusiva é uma especialização que busca capacitar profissionais da área da educação para atuar de forma mais eficiente na inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. O curso é composto por disciplinas que abordam temas como práticas pedagógicas inclusivas, acessibilidade e tecnologia assistiva, avaliação educacional e atendimento educacional especializado. Ao final, o profissional estará apto a desenvolver planos de ensino inclusivo, adaptar metodologias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência, promover a inclusão social e garantir o acesso igualitário à educação a todos os alunos.
Curso de Educação na Perspectiva Inclusiva
Educação na Perspectiva Inclusiva
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 0,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O público-alvo do curso de pós-graduação em Educação Inclusiva são profissionais da área da educação, tais como pedagogos, psicopedagogos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, entre outros.

Além disso, também podem ser incluídos profissionais de áreas afins, como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, que trabalham em instituições que oferecem atendimento educacional especializado, como escolas especiais, centros de atendimento educacional especializado, entre outros.

O curso também é destinado a profissionais que desejam se especializar em educação inclusiva para atuar em escolas regulares e promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up