Psicopedagogia e Educação Inclusiva

MÓDULO 1 – O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

- O conceito de deficiência
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Princípios da Educação Inclusiva
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil

MÓDULO 2 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 3 – ABORDAGENS DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida

MÓDULO 4 – ESTILOS DE APRENDIZAGEM

- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Diferenças de Gênero e Educação

MÓDULO 5 – FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

- Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição

MÓDULO 6 – ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional

MÓDULO 7 – CRIANÇAS E FAMÍLIAS: RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

- Relações família-escola e a mediação da Psicologia Escolar
- Família: conflitos e espaços para a qualidade da interação com os filhos
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Criança e separação dos pais: influências e caminhos para a Psicologia Escolar

MÓDULO 8 – PSICODIAGNÓSTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR

- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
- O cuidado à avaliação psicológica contextual: desafios às conclusões diagnósticas
- Bullying e violências na escola
- Estratégias para acolhimento, prevenção e promoção de saúde mental

MÓDULO 9 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIÇÕES PSICOLÓGICAS EM AMBIENTE ESCOLAR

- A avaliação psicológica educacional
- Entrevista Psicológica, Testes Psicológicos e Observação na Psicologia Escolar
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia

MÓDULO 10 – PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA I

- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva

MÓDULO 11 – PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA II

- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC

MÓDULO 12 - PSICOPEDAGOGIA E AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA

- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação final com 10 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Psicopedagogia e Educação Inclusiva
Psicopedagogia e Educação Inclusiva
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O curso destina-se a profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no campo da Educação, Psicologia ou áreas relacionadas e que buscam se especializar no suporte à aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up