Supervisão Escolar
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Repensando a formação docente - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE
- Alteridade x Diversidade - o diferente - Parte 2: Diversidade como principio educativo
- Alteridade x Diversidade - o diferente - Parte 3: Direito à diversidade
- Legislação e o Paradigma da Alteridade - Parte 3: Legislação e a Política de inclusão
- Legislação e o Paradigma da Alteridade - Parte 2: Paradigma da Alteridade
- Legislação e o Paradigma da Alteridade - Parte 1: A diversidade na legislação educacional
- Diversidade na educação - um novo olhar - Parte 1: Diversidade - Desafio ou novas experiências?
- Diversidade na educação - um novo olhar - Parte 2: O currículo na diversidade
- Diversidade na educação - um novo olhar - Parte 3: Papel do Professor
- Legislações específicas para a diversidade - Parte 3: Lei da Acessibilidade
- Legislações específicas para a diversidade - Parte 2: LDB - Educação Especial e Diversidade
- Legislações específicas para a diversidade - Parte 1: Legislações Específicas
- Integração e Inclusão na Educação - Parte 1: Formação do Professor
- Integração e Inclusão na Educação - Parte 2: Currículo e Integração
- Integração e Inclusão na Educação - Parte 3: Práticas pedagógicas
- A educação de Pessoas com Necessidades Especiais - Parte 3: A inclusão de pessoas com necessidades especiais
- A educação de Pessoas com Necessidades Especiais - Parte 2: A família e as pessoas com necessidades especiais
- A educação de Pessoas com Necessidades Especiais - Parte 1: A educação de pessoas com necessidades especiais
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação no Campo - Parte 1: Breve histórico sobre educação no campo
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação no Campo - Parte 2: Legislação
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação no Campo - Parte 3: Políticas Públicas para o exercício da cidadania
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação Indígena - Parte 3: Políticas Públicas
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação Indígena - Parte 2: Legislação
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação Indígena - Parte 1: Breve histórico sobre educação Indígena
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação em Tempo Integral - Parte 1: Breve histórico sobre educação em tempo integral
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação em Tempo Integral - Parte 2: Legislação
- Legislação e Políticas Públicas para a Educação em Tempo Integral - Parte 3: Políticas Públicas
- Projeto Político-Pedagógico na perspectiva da diversidade - Parte 3: Projeto Político-pedagógico com vistas à diversidade
- Projeto Político-Pedagógico na perspectiva da diversidade - Parte 2: Projeto Político-pedagógico e a educação para a cidadania
- Projeto Político-Pedagógico na perspectiva da diversidade - Parte 1: Projeto Político
Módulo: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- Avaliação e Ética - Parte 2: A dimensão ética e política da avaliação
- Avaliação e Ética - Parte 3: O compromisso com a educação e com a aprendizagem
- Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte 1: A construção social e histórica da necessidade de avaliação
- Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte 2: Períodos históricos da avaliação educacional e da aprendizagem
- Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte 3: Modelos e paradigmas educacionais brasileiros e avaliação
- As políticas públicas de avaliação - Parte 1: A LDB 9394/96 e um novo modelo de avaliação
- As políticas públicas de avaliação - Parte 2: Conhecendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Basica - IDEB
- As políticas públicas de avaliação - Parte 3: O Plano Nacional de Educação e o compromisso com a qualidade educacional
- Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte 1: Referências para a Avaliação da Educação Infantil
- Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte 2: Compreendendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB
- Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte 3: Conhecendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES
- Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte 1: Avaliação como elemento do processo institucional
- Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte 2: Avaliação e o projeto pedagógico
- Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte 3: Avaliação Docente
- A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte 1: A avaliação do currículo escolar
- A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte 2: Planejamento, acompanhamento e avaliação
- A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte 3: Avaliação e a construção do conhecimento
- Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos - Parte 1: Modelos e funções da avaliação da aprendizagem
- Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos - Parte 2: Critérios e instrumentos de avaliação
- Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos - Parte 3: Registro e formas de comunicação dos resultados da avaliação da aprendizagem
- Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos - Parte 1: Observação e autoavaliação
- Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos - Parte 2: Pareceres, relatórios, fichas avaliativas e portfólios
- Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos - Parte 3: Refletindo sobre as notas escolares e os pareceres avaliativos
Módulo: DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
- Didática, identidade e profissionalização docente
- Tendências pedagógicas I
- Tendências pedagógicas II
- Escola-professor: função social
- Planejamento
- Planejamento II
- Plano de aula e pedagogia de projetos
- Currículo: implicações didático-metodológicos
- Estudos culturais, currículo e Educação
- Projetos de trabalho na Educação Infantil
- Projetos de trabalho nas séries iniciais
- Avaliação: perspectivas atuais
- Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios
- Projetos para séries finais do ensino fundamental
Módulo: AÇÃO SUPERVISORA
- Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas
- A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola
- Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar
- A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora
- Orientação Profissional: Uma Questão de Escolha
- Ação conjunta da supervisão e da orientação educacional frente ao projeto político-pedagógico
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023