Educação Midiática
MÓDULO 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E EDUCOMUNICAÇÃO
- Educação Midiática, educomunicação e educação popular
- Inter-Relação Educação-Comunicação: Mídia-Educação e Educomunicação
- Mídia-alfabetização e alfabetização para os meios
- Políticas Públicas em Educação Midiática: debates e perspectivas
- Inter-Relação Educação-Comunicação: Mídia-Educação e Educomunicação
- Mídia-alfabetização e alfabetização para os meios
- Políticas Públicas em Educação Midiática: debates e perspectivas
MÓDULO 2 - EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA BNCC
- Cultura Digital, Convergência e Narrativas Transmidiáticas
- A educação midiática e as tecnologias na escola
- A BNCC e os pressupostos da Educação Midiática
- Inclusão de práticas educomunicativas e de Educação Midiática em Projetos Pedagógicos
- A educação midiática e as tecnologias na escola
- A BNCC e os pressupostos da Educação Midiática
- Inclusão de práticas educomunicativas e de Educação Midiática em Projetos Pedagógicos
MÓDULO 3: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA I
- A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)
- Tópicos do Currículo de AMI para Formação de Professores
- Matriz curricular de AMI para formação de professores
- Mídia e Informação para o Discurso Democrático e a Participação Social
- Tópicos do Currículo de AMI para Formação de Professores
- Matriz curricular de AMI para formação de professores
- Mídia e Informação para o Discurso Democrático e a Participação Social
MÓDULO 4: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA II
- Avaliação Midiática e Informacional
- Competências Centrais para Professores na AMI
- Pedagogias no Ensino e na Aprendizagem da AMI: o uso do currículo
- Processo de Adaptação Curricular para a AMI e Estratégias de integração
- Competências Centrais para Professores na AMI
- Pedagogias no Ensino e na Aprendizagem da AMI: o uso do currículo
- Processo de Adaptação Curricular para a AMI e Estratégias de integração
MÓDULO 5 – FORMAÇÃO DOCENTE EM LITERACIA MIDIÁTICA I
- Literacia midiática: dimensões críticas, éticas e estéticas
- Entendendo Literacia Midiática a partir de Paulo Freire
- Mídia e Infância
- Literacia Crítica e o cotidiano da juventude
- Entendendo Literacia Midiática a partir de Paulo Freire
- Mídia e Infância
- Literacia Crítica e o cotidiano da juventude
MÓDULO 6 – FORMAÇÃO DOCENTE EM LITERACIA MIDIÁTICA II
- Competência Midiática e Documentário
- Literacia Publicitária e a leitura crítica de campanhas
- Literacia Midiática e a leitura crítica de jornais
- Literacia transmídia e a aplicação em sala de aula
- Literacia Publicitária e a leitura crítica de campanhas
- Literacia Midiática e a leitura crítica de jornais
- Literacia transmídia e a aplicação em sala de aula
MÓDULO 7 - LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA
- Lendo jornais: debates sobre imparcialidade e objetividade
- Textos opinativos e informativos na mídia
- A construção da informação nas mídias
- O discurso das mídias: ocultamento, relevância e critérios de seleção
- Textos opinativos e informativos na mídia
- A construção da informação nas mídias
- O discurso das mídias: ocultamento, relevância e critérios de seleção
MÓDULO 8 - FAKE NEWS, DESINFORMAÇÃO E FACT-CHECKING
- Fake News, desinformação e pós-verdade
- Fact-Checking: processos de checagem dos fatos
- Cyberbullying, Discurso de Ódio e Assédio Digital
- Boas práticas em Educação Midiática nas redes sociais
- Fact-Checking: processos de checagem dos fatos
- Cyberbullying, Discurso de Ódio e Assédio Digital
- Boas práticas em Educação Midiática nas redes sociais
MÓDULO 9 - IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS E REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS
- Stuart Hall: cultura, identidade e representação
- A complexidade das identidades midiáticas
- Representações sociais dos corpos na mídia
- A questão das minorias e a construção de estereótipos
- A complexidade das identidades midiáticas
- Representações sociais dos corpos na mídia
- A questão das minorias e a construção de estereótipos
MÓDULO 10 - RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
- TICs, Metodologias Ativas e Projetos Pedagógicos para Educação Midiática
- Educação Midiática em Espaços Formais de Educação
- Educação Midiática em Espaços Não-Formais de Educação
- Produção de Conteúdos Midiáticos para a Educação
- Educação Midiática em Espaços Formais de Educação
- Educação Midiática em Espaços Não-Formais de Educação
- Produção de Conteúdos Midiáticos para a Educação
MÓDULO 11 – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA EM SALA DE AULA
- Educação Midiática com o uso de jogos educativos
- Educação Midiática com o uso de recursos audiovisuais
- Educação Midiática em ambientes digitais
- Construção de planos de aula com propostas de Educação Midiática
- Educação Midiática com o uso de recursos audiovisuais
- Educação Midiática em ambientes digitais
- Construção de planos de aula com propostas de Educação Midiática
MÓDULO 12 – COMUNICAÇÃO PARA A PAZ
- O Triângulo da Violência de Johan Galtung e os Estudos para a Paz
- Cultura de Paz nas Escolas
- Pressupostos da Comunicação Não-Violenta nas Escolas
- Educação Midiática para a diversidade e a Educação para a Paz
- Cultura de Paz nas Escolas
- Pressupostos da Comunicação Não-Violenta nas Escolas
- Educação Midiática para a diversidade e a Educação para a Paz
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é projetado para atender às necessidades de um público multidisciplinar, oferecendo uma variedade de abordagens teóricas e práticas que podem ser adaptadas aos interesses e objetivos específicos de cada participante. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023