Educação de Jovens e Adultos

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

- Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem

MÓDULO 12: DIREITOS HUMANOS

- A evolução histórica dos direitos humanos
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

MÓDULO 11: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia ? princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

MÓDULO 2: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

- Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

MÓDULO 3: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

- Paulo Freire e a leitura do mundo
- Paulo Freire e a Leitura do Mundo
- Perspectiva crítica e evolutiva
- Paulo Freire e a Prática da Educação Popular

MÓDULO 4: PENSAMENTO PEDAGÓGICO CRÍTICO E PROGRESSISTA.

- Contribuições do Pensamento Pedagógico Crítico e Progressista
- Aprendizagem ao longo da vida
- A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
- Experiência de vida na aprendizagem de jovens e adultos

MÓDULO 5: O PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS.

- Novas competências para o professor
- Educação a distância: o papel do professor
- Aprendizagem e construção do saber na visão do aluno
- A formação docente: uma análise

MÓDULO 6: HEUTAGOGIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

- Heutagogia: uma nova forma de aprendizagem
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Significado e dimensão social do texto e da leitura
- A didática em espaços não escolares

MÓDULO 7: ANDRAGOGIA: CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

- Perfil de alunos e o pedagógico-andragógico
- A importância da didática na andragogia
- Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia
- O processo de formação humana associado a uma visão sobre a educação na contemporaneidade

MÓDULO 8: MÉTODOS E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

- Métodos e processos de alfabetização de jovens e adultos
- Importância e princípios metodológicos da educação de jovens e adultos
- Tendências do pensamento político-pedagógico sobre a educação de jovens e adultos
- Experiências transformadoras em sala de aula

MÓDULO 9: DESIGUALDADE SOCIAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

- Desigualdade social e suas influências no contexto educacional
- Cidadania e desigualdade social
- Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos
- Formação do saber na era da sociedade do conhecimento

MÓDULO 10: CURRÍCULO PARA A ANDRAGOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E TECNOLÓGICA.

- Construção do conhecimento em educação profissionalizante e tecnológica
- As modalidades semipresencial e a distância
- Orientações curriculares para andragogia
- Sociologia da educação digital
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up