Educação de Jovens e Adultos
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 12: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
MÓDULO 11: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 2: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 3: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- Paulo Freire e a Leitura do Mundo
- Perspectiva crítica e evolutiva
- Paulo Freire e a Prática da Educação Popular
MÓDULO 4: PENSAMENTO PEDAGÓGICO CRÍTICO E PROGRESSISTA.
- Aprendizagem ao longo da vida
- A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
- Experiência de vida na aprendizagem de jovens e adultos
MÓDULO 5: O PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS.
- Educação a distância: o papel do professor
- Aprendizagem e construção do saber na visão do aluno
- A formação docente: uma análise
MÓDULO 6: HEUTAGOGIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Significado e dimensão social do texto e da leitura
- A didática em espaços não escolares
MÓDULO 7: ANDRAGOGIA: CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- A importância da didática na andragogia
- Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia
- O processo de formação humana associado a uma visão sobre a educação na contemporaneidade
MÓDULO 8: MÉTODOS E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- Importância e princípios metodológicos da educação de jovens e adultos
- Tendências do pensamento político-pedagógico sobre a educação de jovens e adultos
- Experiências transformadoras em sala de aula
MÓDULO 9: DESIGUALDADE SOCIAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- Cidadania e desigualdade social
- Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos
- Formação do saber na era da sociedade do conhecimento
MÓDULO 10: CURRÍCULO PARA A ANDRAGOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E TECNOLÓGICA.
- As modalidades semipresencial e a distância
- Orientações curriculares para andragogia
- Sociologia da educação digital
Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023