Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista
MÓDULO 1: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A seletividade alimentar e o TEA
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A seletividade alimentar e o TEA
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 3: O COMPORTAMENTO VERBAL
- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
MÓDULO 4: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
MÓDULO 5: O MANEJO DE COMPORTAMENTOS INDESEJADOS PELO ABA
- O comportamento e suas funções: O que é comportamento indesejado?
- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial
- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial
MÓDULO 6: PROCESSO DE ENSINO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
- Modelagem e modelação
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos
- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos
MÓDULO 7: HABILIDADES SOCIAIS E A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
- O que é atenção compartilhada?
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Comportamento simbólico e alfabetização
- Adaptação educacional e dos espaços escolares para indivíduos com TEA
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Comportamento simbólico e alfabetização
- Adaptação educacional e dos espaços escolares para indivíduos com TEA
MÓDULO 8: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ACADÊMICAS PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA I
- O pareamento dos estímulos
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
MÓDULO 9: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ACADÊMICAS PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA II
- O que é equivalência de estímulos?
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
MÓDULO 10: INTERDISCIPLINARIEDADE DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
- A interdisciplinaridade da ABA
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
MÓDULO 11: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
- A análise funcional e o TEA
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
MÓDULO 12: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA
- Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução)
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Procedimentos e orientações à família e escola
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Procedimentos e orientações à família e escola
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é destinado a psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores e demais profissionais da saúde e educação que atuam ou desejam atuar no atendimento a pessoas com TEA. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023