Educação Especial

MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola

MÓDULO 2: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação

MÓDULO 3: DIVERSIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

- Como preparar os professores para ensinar todos os alunos
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- Diversidade e inclusão social na sala de aula

MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I

- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem

MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II

- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem

MÓDULO 6: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

- Aspectos Neurobiológicos do TDAH
- Etiologia e Epidemiologia: Fatores de risco do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH

MÓDULO 7: TDAH E A ESCOLA I

- TDAH, Comportamento Bullying e o papel do professor
- A organização com o aluno com TDAH
- Elaboração e monitoramento do PEI para alunos com TDAH
- Manejos, modificações e adaptações pedagógicas na escola para alunos com TDAH

MÓDULO 8: TDAH E A ESCOLA II

- Uso dos Temporizadores como estratégia Educacional no TDAH
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
- Trabalho de foco e atenção: atividades práticas para alunos com TDAH
- Orientações à escola e aos Professores quanto ao TDAH

MÓDULO 9: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA

- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez

MÓDULO 11: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA

- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo

MÓDULO 12: AS HABILIDADES ACADÊMICAS

- O que é equivalência de estímulos?
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor

MÓDULO 13: HABILIDADES DE ENSINO I

- O pareamento dos estímulos
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?

MÓDULO 14: HABILIDADES DE ENSINO II

- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação final com 10 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Educação Especial
Educação Especial
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 800 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O público-alvo de um curso de pós-graduação em Educação Especial geralmente inclui educadores, psicólogos escolares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, bem como outros profissionais interessados em trabalhar com crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. Este curso é voltado para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos para melhor atender às necessidades educacionais e de desenvolvimento de indivíduos com deficiências e habilidades especiais em uma variedade de contextos educacionais e clínicos.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up