Educação Especial
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
MÓDULO 2: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- Planejamento Curricular e inclusão
- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
MÓDULO 3: DIVERSIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 6: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
- Etiologia e Epidemiologia: Fatores de risco do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH
MÓDULO 7: TDAH E A ESCOLA I
- A organização com o aluno com TDAH
- Elaboração e monitoramento do PEI para alunos com TDAH
- Manejos, modificações e adaptações pedagógicas na escola para alunos com TDAH
MÓDULO 8: TDAH E A ESCOLA II
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
- Trabalho de foco e atenção: atividades práticas para alunos com TDAH
- Orientações à escola e aos Professores quanto ao TDAH
MÓDULO 9: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 11: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 12: AS HABILIDADES ACADÊMICAS
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
MÓDULO 13: HABILIDADES DE ENSINO I
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
MÓDULO 14: HABILIDADES DE ENSINO II
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
Duração: 800 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O público-alvo de um curso de pós-graduação em Educação Especial geralmente inclui educadores, psicólogos escolares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, bem como outros profissionais interessados em trabalhar com crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. Este curso é voltado para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos para melhor atender às necessidades educacionais e de desenvolvimento de indivíduos com deficiências e habilidades especiais em uma variedade de contextos educacionais e clínicos. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023