Educação Especial: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
MÓDULO 6: O COMPORTAMENTO VERBAL
- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
MÓDULO 10: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA
- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 4: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 14: ABA NA ESCOLA E O PAPEL DOS PAIS
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
MÓDULO 2: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Planejamento Curricular e inclusão
- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
MÓDULO 3: DIVERSIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Como preparar os professores para ensinar todos os alunos
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 7: O MANEJO DE COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
- O comportamento e suas funções: O que é comportamento indesejado?
- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial
- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial
MÓDULO 8: HABILIDADES DE ENSINO I
- O pareamento dos estímulos
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
MÓDULO 9: HABILIDADES DE ENSINO II
- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
MÓDULO 11: AS HABILIDADES ACADÊMICAS
- O que é equivalência de estímulos?
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
MÓDULO 12: HABILIDADES SOCIAIS E TEA
- O que é atenção compartilhada?
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- O brincar socialmente
- A interação em grupo
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- O brincar socialmente
- A interação em grupo
MÓDULO 13: O ENSINO DE HABILIDADES FUNCIONAIS E COGNITIVAS
- O que são habilidades funcionais e vida diária
- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA
- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 800 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Este curso destina-se a educadores, psicólogos escolares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais interessados em aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área da educação especial e do TEA. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023