Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem

MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola

MÓDULO 1: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I

- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II

- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem

MÓDULO 4: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM I

- Aspectos Neurobiológicos do TDAH
- Dislexia
- Critérios diagnósticos do TEA
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)

MÓDULO 5: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM II

- Transtornos Específicos da Aprendizagem na Matemática
- Transtornos da Comunicação: Avaliação e Diagnóstico no contexto da Aprendizagem
- Transtornos Específicos da Aprendizagem na Leitura
- Transtornos Específico da Aprendizagem na Expressão Escrita

MÓDULO 6: TESTES DE APRENDIZAGEM, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

- Escala de Identificação de Características Associadas às Altas Habilidades/Superdotação - Autorrelato (Eicah/Sd)
- Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)
- Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C) e Teste de Habilidades e Conhecimento pré-alfabetização (THCP)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)

MÓDULO 7: PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO EM AMBIENTE ESCOLAR

- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras

MÓDULO 8: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS

- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo

MÓDULO 9: TDAH E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS

- A organização com o aluno com TDAH
- Elaboração e monitoramento do PEI para alunos com TDAH
- Uso dos Temporizadores como estratégia Educacional no TDAH
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH

MÓDULO 10: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

MÓDULO 11: TECNOLOGIA ASSISTIVA APLICADA AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

- Tecnologia Assistiva e Divisão das categorias assistivas na Educação Inclusiva
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação

MÓDULO 12: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E ADAPTAÇÃO CURRICULAR

- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação final com 10 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais graduados em áreas como Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Educação Especial, entre outras, que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área de diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up