Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
MÓDULO 8: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 11: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
MÓDULO 1: PRESSUPOSTOS SOBRE CORPOREIDADE E LUDICIDADE
- A corporeidade como expressão do ser-no-mundo, da criança
- Construção e apropriação da linguagem do corpo – parte 1
- Construção e apropriação da linguagem do corpo - parte 2
MÓDULO 2: A LUDICIDADE NAS SÉRIES INICIAIS
- Consciência Corporal, nas séries iniciais
- Autonomia corporal, nas séries iniciais
- A expressão corporal infantil como linguagem primeira
MÓDULO 3: METODOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
- Metodologias para desenvolvimento de atividades lúdicas que se utilizam do corpo como expressão – Parte 2
- O trabalho com artes, esportes, danças como mecanismos de ensino-aprendizagem
- A presença do educador com consciência e vivência dos pressupostos de corporeidade
MÓDULO 4: ANTROPOLOGIA E CORPOREIDADE
- Corporeidade e humanescência - Parte 2
- O homem como objeto do estudo da antropologia
- A história da Antropologia.
MÓDULO 5: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade.
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 6: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva
MÓDULO 9: O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Ideologia, cultura e discurso
- A importância dos jogos
- Articulação entre literatura e alfabetização
MÓDULO 10: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
- Inclusão e Educação Matemática
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023