Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa

MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes

MÓDULO 8: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

- Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem

MÓDULO 11: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

- Fundamentos da Educação
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista

MÓDULO 1: PRESSUPOSTOS SOBRE CORPOREIDADE E LUDICIDADE

- Pressupostos sobre corporeidade e ludicidade
- A corporeidade como expressão do ser-no-mundo, da criança
- Construção e apropriação da linguagem do corpo – parte 1
- Construção e apropriação da linguagem do corpo - parte 2

MÓDULO 2: A LUDICIDADE NAS SÉRIES INICIAIS

- A ludicidade nas séries iniciais
- Consciência Corporal, nas séries iniciais
- Autonomia corporal, nas séries iniciais
- A expressão corporal infantil como linguagem primeira

MÓDULO 3: METODOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS

- Metodologias para desenvolvimento de atividades lúdicas que se utilizam do corpo como expressão - Parte 1
- Metodologias para desenvolvimento de atividades lúdicas que se utilizam do corpo como expressão – Parte 2
- O trabalho com artes, esportes, danças como mecanismos de ensino-aprendizagem
- A presença do educador com consciência e vivência dos pressupostos de corporeidade

MÓDULO 4: ANTROPOLOGIA E CORPOREIDADE

- Corporeidade e humanescência - Parte 1
- Corporeidade e humanescência - Parte 2
- O homem como objeto do estudo da antropologia
- A história da Antropologia.

MÓDULO 5: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

- Diversidade e educação
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade.
- Diversidade e inclusão social na sala de aula

MÓDULO 6: PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC

- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Tecnologia e Educação Inclusiva

MÓDULO 9: O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

- A importância do lúdico na alfabetização e letramento
- Ideologia, cultura e discurso
- A importância dos jogos
- Articulação entre literatura e alfabetização

MÓDULO 10: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO

- Dificuldades de aprendizagem e o ensino
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
- Inclusão e Educação Matemática
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 250,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up