Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): Abordagens e Intervenções

MÓDULO 1: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I

- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II

- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem

MÓDULO 3: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

- Aspectos Neurobiológicos do TDAH
- Etiologia e Epidemiologia: Fatores de risco do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH

MÓDULO 4: SINTOMATOLOGIA DO TDAH NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

- Sintomatologia do TDAH na primeira e segunda infância
- Sintomatologia do TDAH em adolescentes
- Sintomatologia do TDAH em adultos
- Sintomatologia do TDAH na terceira idade

MÓDULO 5: COMORBIDADES RELACIONADAS AO TDAH

- Comorbidades relacionadas ao TDAH: Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: TOD, Transtorno de Conduta e Síndrome de Tourette
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: Ansiedade, Depressão, TOC e Transtornos Alimentares
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: distúrbios do sono, drogadição, alcoolismo

MÓDULO 6: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS PARA O TDAH

- Uso de Instrumentos, testes, escalas, questionário e protocolos aplicados ao TDAH
- A terapia cognitivo-comportamental para o paciente com TDAH
- Conduta de devolutiva psicológica aos pais da criança com TDAH
- Planejamento de sessões para indivíduos com TDAH: crianças, jovens e adultos

MÓDULO 7: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO EM QUESTÕES SENSÓRIO-MOTORAS

- Transtornos motores de base sensorial relacionados ao TDAH
- Procedimentos de avaliação motora no TDAH: aplicação de testes e diagnóstico
- Integração Sensorial para indivíduos com TDAH
- Acomodações sensoriais e Intervenção multidisciplinar no TDAH

MÓDULO 8: INTERVENÇÃO FARMACOLÓGICA NO TDAH

- As Drogas e o Sistema Nervoso
- Medicamentos utilizados para o tratamento de TDAH e seus efeitos
- Efeitos colaterais e contraindicações do uso de medicamentos no TDAH
- Erros de Medicação

MÓDULO 9: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TDAH

- Manejos comportamentais e psicoterapia para o TDAH
- Reabilitação neuropsicológica para indivíduos com TDAH
- Intervenção terapêutica familiar no TDAH
- Múltiplas abordagens para indivíduos com TDAH

MÓDULO 10: TDAH E A ESCOLA I

- TDAH, Comportamento Bullying e o papel do professor
- A organização com o aluno com TDAH
- Elaboração e monitoramento do PEI para alunos com TDAH
- Manejos, modificações e adaptações pedagógicas na escola para alunos com TDAH

MÓDULO 11: TDAH E A ESCOLA II

- Uso dos Temporizadores como estratégia Educacional no TDAH
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
- Trabalho de foco e atenção: atividades práticas para alunos com TDAH
- Orientações à escola e aos Professores quanto ao TDAH

MÓDULO 12: ATIVIDADES PRÁTICAS NA ABORDAGEM DO TDAH

- Atividades, Jogos e Brinquedos para crianças com TDAH
- Estimulando as habilidades sociais no TDAH
- Estimulando a autoestima em indivíduos com TDAH
- TDAH e a família: dicas para os Pais e estratégias para o dia a dia
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação final com 10 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): Abordagens e Intervenções
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): Abordagens e Intervenções
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Este curso é destinado a psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e demais profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o TDAH e aprimorar suas habilidades de intervenção e manejo deste transtorno.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up