Orientação educacional
Módulo: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A prática docente na diversidade - parte 02
- A prática docente na diversidade - parte 03
- Níveis de ensino - parte 01
- Níveis de ensino - parte 02
- Níveis de ensino - parte 03
- Níveis de ensino - parte 04
- Níveis de ensino - parte 05
- Níveis de ensino - parte 06
- Modalidades de ensino - parte 01
- Modalidades de ensino - parte 02
- Modalidades de ensino - parte 03
- Educação Profissional - parte 01
- Educação Profissional - parte 02
- Educação Profissional - parte 03
- Educação em Tempo Integral - parte 01
- Educação em Tempo Integral - parte 02
- Educação em Tempo Integral - parte 03
- Educação de Jovens e Adultos - parte 01
- Educação de Jovens e Adultos - parte 02
- Educação de Jovens e Adultos - parte 03
- Educação Especial e a inclusão - parte 01
- Educação Especial e a inclusão - parte 02
- Educação Especial e a inclusão - parte 03
- Educação a Distância - parte 01
- Educação a Distância - parte 02
- Educação a Distância - parte 03
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 01
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 02
- Educação do Campo e Educação Indígena - parte 03
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 01
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 02
- Panorama da diversidade da educação no Brasil - parte 03
- Aula 1 - Parte 1 - Por que pensar a diversidade na educação?
- Aula 1 - Parte 2 - Formação docente e áreas de atuação
- Aula 1 - Parte 3 - Diversidade curricular: um desafio
- Aula 2 - Parte 1 - Educação básica
- Aula 2 - Parte 2 - Educação superior
- Aula 2 - Parte 3 - Políticas públicas na avaliação da aprendizagem
- Aula 3 - Parte 1 - Definição de modalidades de ensino
- Aula 3 - Parte 2 - Finalidades e objetivos
- Aula 3 - Parte 3 - Características curriculares e diretrizes
- Aula 4 - Parte 1 - A educação técnica de nível médio
- Aula 4 - Parte 2 - Educação profissional e tecnológica
- Aula 4 - Parte 3 - Abrangência de cursos x mercado de trabalho
- Aula 5 - Parte 1 - O que é a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 2 - O que pretende a educação em tempo integral
- Aula 5 - Parte 3 - Legislação específica e a LDB
- Aula 6 - Parte 1 - O objetivo da educação de jovens e adultos
- Aula 6 - Parte 2 - Direito de acesso e gratuidade
- Aula 6 - Parte 3 - Ações e programas de incentivo e certificação conforme a lei
- Aula 7 - Parte 1 - Definições da Lei para a educação especial
- Aula 7 - Parte 2 - Adaptações para o atendimento a alunos especiais
- Aula 7 - Parte 3 - Desafios para a educação especial ser inclusiva
- Aula 8 - Parte 1 - O que é educação a distância
- Aula 8 - Parte 2 - Legislação específica da educação a distância
- Aula 8 - Parte 3 - Regulamentação e certificação
- Aula 9- Parte 1 - Educação no campo
- Aula 9 - Parte 2 - Educação indígena
- Aula 9 - Parte 3 - O que diz a lei sobre a educação indígena?
- Aula 10 - Parte 1 - Ações e políticas públicas para a universalização de acesso à educação
- Aula 10 - Parte 2 - A contribuição das ações de incentivo à educação
- Aula 10 - Parte 3 - O profissional da educação como agente de mudanças
Módulo: ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
- Desafios de estudar a distância - parte 02
- Desafios de estudar a distância - parte 03
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 01
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 02
- Estratégias de aprendizagem na EaD - parte 03
- Lendo e aprendendo - parte 01
- Lendo e aprendendo - parte 02
- Lendo e aprendendo - parte 03
- Planejando seu estudo - parte 01
- Planejando seu estudo - parte 02
- Planejando seu estudo - parte 03
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 01
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 02
- Técnicas para construção do conhecimento - parte 03
Módulo: NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Repensando a formação docente - parte 02
- Ser professor no século XXI - parte 03
- Repensando a formação docente - parte 01
- Repensando a formação docente - parte 02
- Repensando a formação docente - parte 03
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 01
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 02
- Novas possibilidades de atuação docente - parte 03
- A contribuição das TIC para a educação - parte 01
- A contribuição das TIC para a educação - parte 02
- A contribuição das TIC para a educação - parte 03
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 01
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 02
- Novidades tecnológicas na sala de aula - parte 03
- Inovações na educação - parte 01
- Inovações na educação - parte 02
- Inovações na educação - parte 03
- Novas competências comportamentais - parte 01
- Novas competências comportamentais - parte 02
- Novas competências comportamentais - parte 03
- Noções de gestão para o professor - parte 01
- Noções de gestão para o professor - parte 02
- Noções de gestão para o professor - parte 03
- Tópicos especiais para o professor - parte 01
- Tópicos especiais para o professor - parte 02
- Tópicos especiais para o professor - parte 03
- A excelência docente - parte 01
- A excelência docente - parte 02
- A excelência docente - parte 03
Módulo: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Aula 01 - Parte 2 - Grupos de trabalho e relacionamento ético
- Aula 01 - Parte 3 - Ética e integridade da pesquisa
- Aula 01 - Parte 4 - Propriedade intelectual e legislação
- Aula 01 - Parte 5 - Plágio, infrações éticas e punições
- Aula 02 - Parte 1- Projeto de Pesquisa e escolha do tema
- Aula 02 - Parte 2 - Problema, hipotese e justificativa
- Aula 02 - Parte 3 - Objetivos da Pesquisa
- Aula 02 - Parte 4 - Revisão de literatura, metodologia e cronograma
- Aula 03 - Parte 1 - Levantamento e Análise de Documentos e de Dados
- Aula 03 - Parte 2 - Elaboração da Fundamentação teórica
- Aula 03 - Parte 3 - Encadeamento dos conceitos pesquisados
- Aula 03 - Parte 4 - Redação técnico-científica e organização do texto
- Aula 04 - Parte 1 - Elementos externos e elementos pré-textuais
- Aula 04 - Parte 2 - Elementos textuais
- Aula 04 - Parte 3 - Elementos pós-textuais
- Aula 05 - Parte 1 - Definição, localização e sistema de chamadas no texto
- Aula 05 - Parte 2 - Tipos de citação
- Aula 05 - Parte 3 - Apresentação das citações
- Aula 06 - Parte 1 - Notas de rodapé
- Aula 06 - Parte 2 - Ilustrações e/ou figuras, quadros e tabelas
- Aula 06 - Parte 3 - Equações e fórmulas, siglas, abreviaturas e símbolos
- Aula 06 - Parte 4 - Apêndices e Anexos
- Aula 07 - Parte 1 - Conclusão x Considerações finais
- Aula 07 - Parte 2 - Elaboração das Considerações Finais.
- Aula 07 - Parte 3 - O que evitar nas considerações finais
- Aula 07 - Parte 4 - Elaboração do Resumo
- Aula 08 - Parte 1 - Definições, elementos de referencias e transcrição dos elementos
- Aula 08 - Parte 2 - Localização, apresentação e ordenação das referências
- Aula 08 - Parte 3 - Exemplos de referências
- Aula 09 - Parte 1 - Monografia
- Aula 09 - Parte 2 - Dissertações e teses
- Aula 09 - Parte 3 - Artigos Científicos
- Aula 09 - Parte 4 - Relatório
- Aula 09 - Parte 5 - Resenha e Fichamento
- Aula 10 - Parte 1 - Confecção de artigos para publicação
- Aula 10 - Parte 2 - Modelos de Artigos
- Aula 10 - Parte 3 - Escolha dos locais para publicação
- Aula 10 - Parte 4 - Qualis das revistas e eventos
- Aula 11 - Parte 1 - Organização do conteúdo
- Aula 11 - Parte 2 - Elaboração de slides e preparação da apresentação
- Aula 11 - Parte 3 - Defesa: respondendo aos questionamentos
- Aula 12 - Parte 1 - Definição e tipos de currículo
- Aula 12 - Parte 2 - Currículo para fins técnico-científicos
- Aula 12 - Parte 3 - Currículo para fins empresariais
- Aula 12 - Parte 4 - Currículo para fins de estágio
- Aula 12 - Parte 5 - Memorial
Módulo: GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
- As Mudanças no Mundo do Trabalho, a Gestão Democrática da Educação e a Função Social da Escola
- A Gestão da Educação como Realidade Política: Política Educacional e a Formação para a Cidadania
- Políticas Públicas e Projeto Pedagógico
- Gestão da Educação e as Políticas de Formação de Profissionais da Educação
- A Administração da Escola
- Projeto Pedagógico: a Autonomia Coletivamente Construída na Escola
- Participação e Gestão Democrática Escolar
- Modalidade de Participação da Comunidade Escolar
- Planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade
Módulo: PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
- Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas
- A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola
- Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar
- A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora
- Origem e Evolução Histórica da Orientação Educacional
- Ação Orientadora e seus Períodos de Evolução Histórica na Educação Brasileira
- A Orientação Educacional no Desenvolvimento Institucional da Escola
- Orientação Educacional na Dinâmica do Cotidiano Escolar
- Orientação Profissional: Uma Questão de Escolha
- Ação conjunta da supervisão e da orientação educacional frente ao projeto político-pedagógico
- Ação Conjunta da Supervisão e da Orientação Educacional Frente ao Currículo
- O Sistema de Avaliação, Modalidades e Complexidades
- Ensino aprendizagem e clima institucional
- Uma síntese das ações do supervisor e do orientador educacional
Módulo: TEORIA E PRÁTICA DA INSPEÇÃO ESCOLAR
- O gestor escolar
- Pensar e construir uma escola
- Organizando e estruturando a escola
- Documentação Legal e Fluxo da Informação
- Participação da comunidade na gestão escolar
- Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos
- Planejamento e avaliação institucionais
Módulo: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
- Avaliação e Ética - Parte 2: A dimensão ética e política da avaliação
- Avaliação e Ética - Parte 3: O compromisso com a educação e com a aprendizagem
- Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte 1: A construção social e histórica da necessidade de avaliação
- Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte 2: Períodos históricos da avaliação educacional e da aprendizagem
- Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte 3: Modelos e paradigmas educacionais brasileiros e avaliação
- As políticas públicas de avaliação - Parte 1: A LDB 9394/96 e um novo modelo de avaliação
- As políticas públicas de avaliação - Parte 2: Conhecendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Basica - IDEB
- As políticas públicas de avaliação - Parte 3: O Plano Nacional de Educação e o compromisso com a qualidade educacional
- Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte 1: Referências para a Avaliação da Educação Infantil
- Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte 2: Compreendendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB
- Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte 3: Conhecendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES
- Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte 1: Avaliação como elemento do processo institucional
- Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte 2: Avaliação e o projeto pedagógico
- Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte 3: Avaliação Docente
- A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte 1: A avaliação do currículo escolar
- A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte 2: Planejamento, acompanhamento e avaliação
- A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte 3: Avaliação e a construção do conhecimento
- Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos - Parte 1: Modelos e funções da avaliação da aprendizagem
- Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos - Parte 2: Critérios e instrumentos de avaliação
- Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos - Parte 3: Registro e formas de comunicação dos resultados da avaliação da aprendizagem
- Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos - Parte 1: Observação e autoavaliação
- Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos - Parte 2: Pareceres, relatórios, fichas avaliativas e portfólios
- Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos - Parte 3: Refletindo sobre as notas escolares e os pareceres avaliativos
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023