Intervenções Precoces no Autismo: Método Denver
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS GERAIS DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Neuroanatomia e desenvolvimento neuromotor em crianças com TEA
- Desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com TEA
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Neuroanatomia e desenvolvimento neuromotor em crianças com TEA
- Desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com TEA
MÓDULO 3: APRENDIZAGEM, HABILIDADES E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Conhecimento Atual de Aprendizagem Infantil e do Autismo
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 4: ESTRATÉGIAS DE ENSINO NATURALÍSTICAS APLICADOS AO TEA
- Ensino naturalístico e o TEA: conceito e princípios
- Treino de Ensino Incidental e Treino de Respostas Pivotais
- Paradigma de ensino natural da linguagem pelo Ensino Naturalístico para o TEA
- Generalização e manutenção de ganhos no Ensino Naturalístico para o TEA
- Treino de Ensino Incidental e Treino de Respostas Pivotais
- Paradigma de ensino natural da linguagem pelo Ensino Naturalístico para o TEA
- Generalização e manutenção de ganhos no Ensino Naturalístico para o TEA
MÓDULO 5: INTRODUÇÃO AO MODELO DENVER
- O Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM)
- A utilização do Modelo Denver de Intervenção Precoce
- Objetivos de Aprendizagem: Modelo Denver de aplicação
- Desenvolvimento de Objetivos de Aprendizagem a Curto Prazo pelo Modelo Denver
- A utilização do Modelo Denver de Intervenção Precoce
- Objetivos de Aprendizagem: Modelo Denver de aplicação
- Desenvolvimento de Objetivos de Aprendizagem a Curto Prazo pelo Modelo Denver
MÓDULO 6: APLICAÇÃO DO MODELO DENVER EM INDIVÍDUOS COM TEA I
- Formulação de Metas Diárias de Ensino e Acompanhamento do Progresso no Modelo Denver
- Desenvolvimento da imitação e do Jogo pelo Modelo Denver
- Plano de intervenção e Checklist Modelo Denver
- Programa de Intervenção e Estrutura da sessão interventiva baseada no Modelo Denver
- Desenvolvimento da imitação e do Jogo pelo Modelo Denver
- Plano de intervenção e Checklist Modelo Denver
- Programa de Intervenção e Estrutura da sessão interventiva baseada no Modelo Denver
MÓDULO 7: APLICAÇÃO DO MODELO DENVER EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Modelo Denver e o Desenvolvimento da Comunicação Não-verbal
- Modelo Denver e o Desenvolvimento da Comunicação Verbal
- Aplicação do Modelo Denver em contexto de Grupo
- Os Reforçadores no Modelo Denver
- Modelo Denver e o Desenvolvimento da Comunicação Verbal
- Aplicação do Modelo Denver em contexto de Grupo
- Os Reforçadores no Modelo Denver
MÓDULO 8: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA
- Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução)
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
MÓDULO 9: TESTES E AVALIAÇÕES NO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DE TEA
- Escala de Inteligência Wechsler: aplicação em crianças e adultos (WISC IV e WAIS III)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
- DENVER-II: Teste de Triagem do Desenvolvimento
- Protocolo de Avaliação VB-MAPP
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
- DENVER-II: Teste de Triagem do Desenvolvimento
- Protocolo de Avaliação VB-MAPP
MÓDULO 10: ATIVIDADES PARA INDIVÍDUOS COM TEA NO MODELO DENVER
- As atividades com objetos no Modelo Denver
- As atividades de rotina sensório-social no Modelo Denver
- Ensino de habilidades de imitação e ação para indivíduos com TEA com base no Modelo Denver
- Ensino de habilidades de orientação social, contato visual e atenção para indivíduos com TEA com base no Modelo Denver
- As atividades de rotina sensório-social no Modelo Denver
- Ensino de habilidades de imitação e ação para indivíduos com TEA com base no Modelo Denver
- Ensino de habilidades de orientação social, contato visual e atenção para indivíduos com TEA com base no Modelo Denver
MÓDULO 11: MODELO DENVER NA PRÁTICA
- Checklist Curriculum no Modelo Denver: exemplos e aplicações
- Relatório de Avaliação Denver
- Elaboração de um Programa baseado no Modelo Denver
- A equipe multidisciplinar e o trabalho com o Modelo Denver
- Relatório de Avaliação Denver
- Elaboração de um Programa baseado no Modelo Denver
- A equipe multidisciplinar e o trabalho com o Modelo Denver
MÓDULO 12: MODELO DENVER E A EDUCAÇÃO
- A construção da reciprocidade pelo Modelo Denver
- A motivação pelo Modelo Denver para aumentar a eficácia do ensino
- Árvore de Decisões: estratégia de ensino pelo Modelo Denver
- Sistema de Classificação da Fidelidade do Ensino do Modelo Denver: Administração e Codificação
- A motivação pelo Modelo Denver para aumentar a eficácia do ensino
- Árvore de Decisões: estratégia de ensino pelo Modelo Denver
- Sistema de Classificação da Fidelidade do Ensino do Modelo Denver: Administração e Codificação
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é destinado a profissionais graduados nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Educação Especial, Medicina, Enfermagem e áreas correlatas, que desejam especializar-se na intervenção precoce no autismo utilizando o Método Denver. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023