Educação a Distância

MÓDULO 1: CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

- Conceitos e evolução histórica da educação a Distância
- A evolução tecnológica e a Educação a Distância
- Histórico da Educação a Distância no Brasil
- A Evolução tecnológica e a Educação a Distância no Brasil

MÓDULO 2: COMUNICAÇÃO E EAD

- Implantação de um sistema articulado entre comunicação e educação
- A comunicação entre os indivíduos e o ato educativo
- Ferramentas de Comunicação e Gerenciamento
- As principais tecnologias utilizadas em Educação a Distância

MÓDULO 3: APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

- Elementos e características principais da Educação a Distância
- O aprendizado com o apoio do computador e da Internet
- Aprendizagem a distância
- Ambientes educativos virtuais

MÓDULO 4: ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DA EAD

- Sistema de acompanhamento em Educação a Distância
- Necessidade de monitorar o processo de ensino-aprendizagem
- Avaliação da Aprendizagem
- Perfil e Atribuições do Professor, do Tutor e do Aluno na Educação a Distância

MÓDULO 5: CENÁRIO ATUAL DO EAD

- Cenário atual
- Desafios da Educação a Distância
- Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação
- Tecnologia e a força da Educação a Distância

MÓDULO 6: ARQUITETURA PEDAGÓGICA NA EaD

- Arquitetura Pedagógica na EaD
- A contribuição das tecnologias da Web 3D para a Educação a distância
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
- Uso de Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) na Educação a Distância

MÓDULO 7: METODOLOGIA ATIVA NA EaD

- Metodologia Ativa
- O material didático para EaD
- Redes sociais na educação
- Videoconferência

MÓDULO 8: METODOLOGIAS ATIVAS I

- Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
- Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
- Técnicas e Metodologias de Coaching

MÓDULO 9: METODOLOGIAS ATIVAS II

- Ensino Híbrido
- Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
- Conhecimento e crítica
- Investigação

MÓDULO 10: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EaD I

- As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
- A importância da internet na educação
- Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
- Reflexão temporal: relação entre escola, sociedade e TICs na educação

MÓDULO 11: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EaD II

- O uso da imagem na educação
- Introdução ao uso de mecanismos de busca
- Utilização de armazenamento nas nuvens
- Modalidades de aplicação da informação na educação

MÓDULO 12: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EaD III

- Softwares educacionais: características e suas aplicabilidades
- Avaliação dos softwares para finalidades educacionais: estudo de casos dos aplicativos ?Embriologia: o início da vida?, ?Visible Body? e ?TinkerCell?
- Desenvolvimento de trabalhos cooperativos via rede de computadores
- As plataformas de educação a distância ? estudo de caso das plataformas tipo lms, lcms, moodle e outras

MÓDULO 13: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia ? princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Como funciona:
Este curso de pós-graduação lato sensu é organizado em módulos, cada qual composto por unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída  por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.  O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado. Em consonância com a Resolução N° 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, de 6 de abril de 2018, não há Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação a Distância da Faculdade Metropolitana. Para tanto, buscando um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, você não terá que apresentar uma monografia para concluir seu curso. Caso você tenha interesse em realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, será possível optar pela entrega. Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo. Em relação à duração do curso, o sistema liberará um módulo ao aluno a cada intervalo X de dias que será calculado automaticamente, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída no período de 6 meses (curso intensivo) ou de 12 meses.
Curso de Educação a Distância
Educação a Distância
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 600 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up