Educação Inclusiva com ênfase em Tea (transtorno do Espectro Autista)

MÓDULO 5: O COMPORTAMENTO VERBAL

- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos

MÓDULO 7: TRATAMENTOS E INTERVENÇÕES NO TEA (ABA, HABILIDADES COGNITIVAS E ANÁLISE FUNCIONAL)

- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A análise funcional e o TEA

MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA I

- O conceito de deficiência
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva

MÓDULO 2: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA II

- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação

MÓDULO 3: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA

- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez

MÓDULO 6: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA

- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa

MÓDULO 8: PSICODIAGNÓSTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR

- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
- O cuidado à avaliação psicológica contextual: desafios às conclusões diagnósticas
- Bullying e violências na escola
- Estratégias para acolhimento, prevenção e promoção de saúde mental

MÓDULO 9: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA

- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo

MÓDULO 10: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA

- Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução)
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola

MÓDULO 11: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

- Educação e o papel social da tecnologia assistiva
- Processos inclusivos: tecnologias assistivas, acessibilidade e educação especial
- Tecnologias Assistivas como um instrumento de acessibilidade, inclusão e equiparação de oportunidades
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação

MÓDULO 12: MUSICOTERAPIA E O TEA

- Treinamento da Percepção Auditiva e Controle da Atenção Musical
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação a cada módulo com 5 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Educação Inclusiva com ênfase em Tea (transtorno do Espectro Autista)
Educação Inclusiva com ênfase em Tea (transtorno do Espectro Autista)
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Este curso tem como público-alvo professores, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, gestores escolares e demais profissionais envolvidos com a educação e inclusão de pessoas com TEA.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up